Conexão FETCEMG - 71


 

 

Conexão Fetcemg

INFORMATIVO ELETRÔNICO | 1º de março de 2024 - ANO IV N°71 

DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO ___________________________________________________

VITÓRIA PARA O TRANSPORTE: GOVERNO REVOGA TRECHO DE MP E MANTÉM DESONERAÇÃO DA FOLHA DE 17 SETORES DA ECONOMIA

Texto alternativo

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou, na terça-feira (27), a revogação do trecho da MP (medida provisória) que reonerava a folha de pagamento dos 17 setores que mais empregam na economia brasileira, entre os quais, o transporte. Como alternativa, o governo vai enviar um projeto de lei ao Congresso para tratar da reoneração. 

A lei que estabelecia a desoneração venceria no fim de 2023, mas o Congresso aprovou a prorrogação até dezembro de 2027. 

A Confederação Nacional do Transporte (CNT), junto com demais setores da economia, atuou intensamente, desde o ano passado, para assegurar esse benefício. Esse esforço também contou com a contribuição das federações e associações que representam os setores rodoviário de cargas e passageiros e metroviário.  

REPRESENTATIVIDADE ____________________________________________________________________

CRMG realiza a primeira reunião de 2024 e sob a presidência da FETCEMG

Texto alternativo

Nesta sexta-feira (1º/03), o Conselho Regional do SEST SENAT em Minas Gerais (CRMG) realizou a primeira reunião do ano de 2024 e sob a presidência da FETCEMG.

 

O presidente do CRMG e da FETCEMG, Sérgio Pedrosa, e o supervisor Pedro Andrade, receberam os 26 gestores das unidades do estado. Na abertura do encontro, cada gestor falou sobre as especificidades de suas regiões e os desafios e projetos em andamento.

FETCEMG e Sindicatos filiados participam da 2ª turma do curso de negociação sindical do ITL

Texto alternativo

Nesta semana, a gestora administrativa da FETCEMG, Vanessa Borges, e representantes dos Sindicatos filiados da Federação participaram, em Brasília (DF) da segunda turma do Programa de Capacitação em Negociação Sindical. O treinamento é realizado pelo Instituto de Transporte e Logística (ITL) e ministrado pela Fundação Dom Cabral (FDC) e é destinado a dirigentes, advogados e negociadores das entidades filiadas ao Sistema Transporte.

FETCEMG participa de visita ao presidente da CNT, Vander Costa, em Brasília (DF)

Texto alternativo

A FETCEMG, representada pela gerente administrativa, Vanessa Borges, integrou uma comitiva de lideranças em visita ao presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, na quarta-feira (28/02). Participaram do encontro os presidentes do SETCOM, Osvaldo Donizete; do SETTRIM, Cleiton Silva; e do SETSUL, Néliton Bastos; além do assessor jurídico do SETCOM, Sanders Augusto e do chefe de gabinete da CNT, Matheus Jasper.

Vander falou sobre importantes demandas para o setor, em especial o julgamento da ADI 5322 e a desoneração da folha, dentre outros assuntos.

COMJOVEM _____________________________________________________________________________

Núcleo do Centro-Oeste Mineiro debate o seguro de cargas

Texto alternativo

Na quinta-feira (28/02), o núcleo da COMJOVEM do Centro-Oeste Mineiro participou de palestra da Uniforte Seguros sobre o tema “Seguro RC-V: entendendo o Novo Seguro Obrigatório e Seus Benefícios”. Foi uma oportunidade para aprender mais sobre as novidades e vantagens desse importante seguro para o setor de transporte.

Os membros do COMJOVEM puderam absorver conhecimentos valiosos e esclarecer dúvidas sobre o assunto, contribuindo para uma atuação cada vez mais segura e eficiente no mercado.

IRU destaca pela segunda vez a atuação da COMJOVEM por meio de seus integrantes em publicação 

Texto alternativo

A International Road Transport Union (IRU), associação internacional ligada à ONU e com sede em Genebra, destacou recentemente mais uma vez o trabalho de integrantes da COMJOVEM, a Comissão de Jovens Empresários e Executivos da NTC&Logística. Essa menção ressalta o papel fundamental desempenhado pela Entidade na contribuição para o setor de Transporte de Cargas do Brasil por meio de jovens empresários.

Os mencionados pela organização internacional foram o vice-coordenador nacional da COMJOVEM, Hudson Rabelo (foto), o coordenador do Instituto COMJOVEM, Geovani Serafim, o vice-coordenador, Luís Felipe Machado, e o ex-coordenador do Instituto, Luiz Nery.

MEIO AMBIENTE _________________________________________________________________________

Relator muda projeto do governo e fixa 20% de mistura de biodiesel em 2030

Texto alternativo

O deputado Arnaldo Jardim (SP) antecipou a jornalistas, na segunda-feira (26) à noite, os principais pontos do relatório sobre o projeto de lei conhecido como Combustível do Futuro — uma das apostas do governo para a transição energética e a descarbonização da economia.

O texto, que já tramita em regime de urgência, deve ser votado na primeira quinzena de março.

No relatório, Jardim introduziu uma previsão de aumento gradual da mistura de biodiesel ao diesel. A mistura será elevada para 15% a partir de março de 2025, subindo um ponto percentual ao ano, até alcançar 20% (o chamado B20) em 2030. O texto original não contemplava esses pontos. 

Assessor da FETCEMG participa de webinar sobre a consulta nacional ABNT sobre a NBR 10.004

Texto alternativo

Na quarta-feira (28), o assessor jurídico da FETCEMG, Walter Cerqueira, acompanhou o webinar sobre a Consulta Nacional ABNT sobre a NBR 10.004 - Resíduos Sólidos: Classificação (Partes 1 e 2). O webinar contou com a participação dos palestrantes Fabrício Soler (FIESP), Wanderley Coelho Baptista (CNI), Anícia Pio (FIESP) e Luiz Carlos Busato (ABNT).

 

O prazo final para envio de sugestões da Consulta pública é 18/03/2024.

TRABALHO E RENDA _____________________________________________________________________

FETCEMG participa de reunião ordinária do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (CETER)

Texto alternativo

Na segunda-feira (26/02) o consulor da FETCEMG, Luciano Medrado, representou a entidade na 246a Reunião Ordinária do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda - Ceter/MG.

O Ceter/MG é uma instância deliberativa e paritária entre representantes do poder público, empregadores e trabalhadores vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, e tem por finalidade deliberar em caráter permanente sobre as políticas públicas de fomento e apoio à geração de trabalho, emprego e renda e à qualificação social e profissional no Estado de Minas Gerais. 

SINDICATOS FILIADOS ____________________________________________________________________

SETTRIM realiza encontro de segurança

Texto alternativo

🚨 Atenção empresários e gestores de segurança:

No dia 05 de março, terça-feira, às 9h, o SETTRIM realizará seu Encontro de Segurança. Na oportunidade, serão repassadas orientações sobre a prevenção de furtos e roubos nas empresas de Transportes de Cargas.

O evento vai contar com a participação da Polícias Civil e Militar do Estado de Minas Gerais, bem como do escritório Rossi Advogados.

SETCOM participou do 2⁰ INTEGRA SESMT, evento promovido pelo SEST SENAT Contagem

Texto alternativo

O Setcom marcou presença no 2⁰ INTEGRA SESMT, evento promovido pelo SEST SENAT Contagem. A assessora jurídica, Ana Carolina Melo Alves, compartilhou insights sobre "Jovem Aprendiz no Transporte de Cargas".

"Foi uma oportunidade incrível para discutir questões jurídicas, esclarecer dúvidas sobre a inclusão de jovens no mercado de trabalho e fortalecer o networking entre os transportadores. Agradecemos ao SEST SENAT Contagem pelo convite e pela parceria na formação e atendimento ao setor do transporte", publicou a entidade em suas redes sociais.

SISTEMA TRANSPORTE ____________________________________________________________________

CNT participa de reunião com governo federal sobre revisão da NR 11

Texto alternativo

A CNT participou, na terça-feira (27/02), da reunião prévia com governo federal, empregadores e trabalhadores sobre a revisão da Norma Regulamentadora nº 11 (NR 11). Na ocasião, o governo apresentou a logística e a metodologia da revisão dessa norma, que se estenderá ao longo do ano de 2024 e contará com ao menos 11 reuniões do Grupo de Trabalho Tripartite (GTT) da Comissão Tripartite Paritária Permanente do Ministério do Trabalho e Emprego (CTPP/MTE), que tratará exclusivamente do tema.

Em novembro de 2023, foi aberta consulta pública para a sociedade poder contribuir com a revisão do novo texto proposto pelo governo federal para uma nova NR 11. A consulta foi finalizada em 9 de fevereiro de 2024. Agora, o governo apresentará ao GTT um documento consolidado com as contribuições da sociedade.

SEST SENAT realizou ação digital para prevenir doenças relacionadas ao trabalho

Texto alternativo

As lesões por esforços repetitivos (LER) e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort) são as doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros, segundo o estudo Saúde Brasil 2018, do Ministério da Saúde. Essas doenças são relacionadas ao trabalho e podem prejudicar a produtividade laboral, além de serem responsáveis pela maior parte dos afastamentos do trabalho e representarem custos ao empregador.

 

Diante desse cenário, o SEST SENAT realizou, de 26 a 29 de fevereiro, uma campanha digital nas redes sociais para explicar como identificar e prevenir essas doenças.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS _______________________________________________________________________

Trecho da MG-459 será primeiro do estado a adotar cobrança de pedágio sem praça física (Free Flow)

Texto alternativo

O trecho de Monte Sião (MG) da MG-459 será o primeiro de Minas Gerais a adotar a cobrança de pedágio sem praça física. A tecnologia, que é recente, será utilizada de forma experimental na região.

O sistema é chamado de "Free Flow", também conhecido como pedágio sem praça física, sem cancela e funciona como uma cobrança eletrônica automática da tarifa.

Aqui no Brasil, a tecnologia começou a funcionar em março de 2023 e, desde então, tem avançado nas rodovias do país. A MG-459 será a primeira do estado a ter esse sistema de pagamento.

ACOMPANHE
A FETCEMG

Facebook
Instagram
Linkedin
Youtube
Fetcemg

Av. Antônio Abrahão Caram, 728 | 3º andar
Bairro Pampulha | Belo Horizonte - MG
comunicacao@fetcemg.org.br

(31) 3490.0330

_________________________________________________________________ fetcemg.org.br