FETCEMG participa da 2ª turma do curso de Negociação Sindical do ITL


Nesta semana, a gestora administrativa da FETCEMG, Vanessa Borges, e representantes dos Sindicatos filiados da Federação participaram, em Brasília (DF) da segunda turma do Programa de Capacitação em Negociação Sindical. O treinamento é realizado pelo Instituto de Transporte e Logística (ITL) e ministrado pela Fundação Dom Cabral (FDC) e é destinado a dirigentes, advogados e negociadores das entidades filiadas ao Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL). A capacitação busca contribuir para o desenvolvimento de habilidades fundamentais em negociações, como gestão de conflitos, análise de dados, planejamento estratégico e comunicação eficaz.

Aos 40 alunos na turma, o diretor executivo do ITL, João Victor Mendes, enalteceu a importância do treinamento. “A negociação sindical no setor de transporte é marcada por diversos desafios, como as particularidades do mercado e as diferentes legislações em cada região”, disse.

Nesse contexto, o diretor destacou que a capacitação ofertada pelo Sistema Transporte se apresenta como uma ferramenta essencial para o fortalecimento das negociações do setor junto a suas bases. “Com o treinamento, os alunos serão empoderados sob o ponto de vista das legislações, sobretudo trabalhista. O objetivo é que as negociações sejam justas para ambas as partes.”

O curso executivo está sendo ministrado na sede do Sistema Transporte, em Brasília (DF) e termina nesta sexta-feira, 1o de março. Por cinco dias consecutivos, profissionais das áreas administrativa, jurídica e de recursos humanos estão sendo capacitados em temas fundamentais em negociação, como: mudanças advindas da reforma trabalhista; competências e habilidades essenciais a um negociador; especificidades do setor de transporte; convenção coletiva e acordo coletivo de trabalho; preparação do negociador de convenção coletiva do trabalho de transporte; dissídio coletivo; e segurança jurídica. A carga horária do curso presencial totaliza 40 horas/aula.

Nova turma em abril deste ano

O curso executivo Negociação Sindical foi inaugurado em novembro do ano passado, com aulas presenciais na sede da FDC, em Minas Gerais. Após o encerramento da segunda edição do curso que teve início hoje, em Brasília, uma terceira turma deve acontecer em Porto Alegre (RS), em abril deste ano.

Vale ressaltar que a qualificação é exclusiva para os profissionais selecionados pelo Sistema Transporte. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo email: inteligencia@itl.org.br.

 

Com informações da Agência CNT