Trecho da MG-459 será primeiro do estado a adotar cobrança de pedágio sem praça física


O trecho de Monte Sião (MG) da MG-459 será o primeiro de Minas Gerais a adotar a cobrança de pedágio sem praça física. A tecnologia, que é recente, será utilizada de forma experimental na região.

O sistema é chamado de "Free Flow", também conhecido como pedágio sem praça física, sem cancela e funciona como uma cobrança eletrônica automática da tarifa.

Aqui no Brasil, a tecnologia começou a funcionar em março de 2023 e, desde então, tem avançado nas rodovias do país. A MG-459 será a primeira do estado a ter esse sistema de pagamento.

A tecnologia será implantada em caráter experimental pela EPR Sul de Minas, em parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) no Km 12,7, em Monte Sião.

O sistema vai permitir o fluxo contínuo de veículos, com mais segurança e fluidez, além de trazer benefícios como agilidade e redução dos impactos ambientais.

As obras para a montagem da estrutura do pedágio começaram neste mês. A previsão é de que em abril as cobranças comecem através do sistema "Free Flow".

Trecho da MG-459 será primeiro do estado a adotar cobrança de pedágio sem praça física — Foto: Divulgação EPR

Trecho da MG-459 será primeiro do estado a adotar cobrança de pedágio sem praça física — Foto: Divulgação EPR

 

Fonte: G1