Novembro Azul é realizado em todo o país
O chamado Novembro Azul foi aberto oficialmente no Congresso Nacional nesta segunda-feira (3), durante sessão solene em homenagem aos 26 anos do Dia Nacional de Combate ao Câncer, que será comemorado em 27 de novembro.
Ao longo deste mês, haverá uma ampla programação relativa ao tema em todo o País.
O diretor da Sociedade Brasileira de Urologia, Aguinaldo Nardi, afirma que os homens ainda resistem a fazer o exame de próstata. "Tivemos uma pesquisa feita alguns anos atrás, pela Sociedade Brasileira de Urologia, em que 80% dos homens disseram que não vão ao médico por puro preconceito. E isso é uma grande bobagem, porque o exame de toque retal é muito simples: dura de 7 a 10 segundos, não fere a masculinidade de ninguém e pode salvar uma vida", declarou.
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. A estimativa da Sociedade Brasileira de Urologia é de que 69 mil novos casos da doença sejam diagnosticados somente neste ano. O câncer de próstata costuma ser assintomático na fase inicial, e o diagnóstico precoce aumenta em 90% a chance de cura.
A campanha de combate ao câncer de próstata neste "novembro azul" é promovida pela Sociedade Brasileira de Urologia em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida.
Preocupado com a saúde do homem, o Instituto criou em 2008 a campanha “Um Toque, Um Drible”, que tem o objetivo de promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico para a realização de exames preventivos.
Em 2013, o Novembro Azul superou todas as expectativas, sendo um marco norteador no País. Foram mais de 260 ações realizadas em 23 estados, com a distribuição de 1,5 milhão de folders e o impacto de mais de 30 milhões de pessoas.
Mais informações no site www.ladoaladopelavida.org.br Com ajuda da Agência Câmara e do site www.ladoaladopelavida.org.br