Estamos vivendo um novo momento no transporte, onde todos tiveram que se adaptar ao “novo normal”. Mas uma coisa permaneceu: a parceria entre a Fetcemg e as empresas de transporte rodoviário de cargas, que viabilizou normalmente as aferições do Despoluir nos veículos, entendendo que este momento é importante para as transportadoras deixarem suas frotas em dia com o programa.
Na edição de 2020, a premiação será de uma forma diferente: a Fetcemg irá até a empresa para levar o prêmio, que é em reconhecimento pelo esforço das empresas em manter suas frotas aferidas por meio do programa Despoluir, mesmo com a pandemia da Covid-19, e uma forma de homenagear as transportadoras ambientalmente responsáveis.
É o que nos conta a diretora administrativa do Grupo Repel, Juliana Martins. “Entendo que este prêmio é a confirmação de que a empresa realmente está comprometida com o meio ambiente e com a sociedade. Hoje em dia, e cada vez mais, o mundo e as pessoas estão mudando, e com isso estão mais atentas ao comportamento dos seus parceiros, clientes e fornecedores”, destaca. “Daqui a pouco não caberá mais na sociedade empresas descomprometidas com o bem-estar de toda uma cadeia de pessoas e do mundo no qual elas estão inseridas”, completa. | |
A supervisora de qualidade e meio ambiente da Lenarge Transportes, Joseline Inácio, corrobora, destacando a premiação como incentivo para o desenvolvimento de ações sustentáveis. “A premiação é um incentivo para que as empresas se preocupem cada vez mais com as questões ambientais, principalmente com a qualidade do ar”, afirma. “É uma forma de reconhecer nosso trabalho em realizar o transporte com o menor impacto ambiental possível. Aliar os nossos serviços à sustentabilidade e preservação ambiental é algo levado muito a sério pela empresa. Apesar do desafio logístico, não medimos esforços para manter os testes de opacidade em dia. Mais que o cumprimento de um requisito legal, é um compromisso com o meio ambiente”, completa. |
DIFERENCIAL DE MERCADO
O prêmio Melhor Ar vai além da homenagem. É um reconhecimento para as empresas de transporte que desenvolvem ações voltadas para a preservação do meio ambiente, bem como uma forma de manter a manutenção da frota em dia com as aferições do Despoluir.
Atualmente, com a mudança de comportamento das pessoas, que buscam cada vez mais consumir produtos consonantes com os seus valores pessoais, o Melhor Ar serve como diferencial competitivo, podendo ser ainda mais uma ferramenta de negociação no mercado.
“Nós somos uma empresa Certificada ISO e SASSMAQ há mais de 12 anos, assim como participamos do Prêmio Melhor Ar desde a primeira edição, porque pretendemos sempre buscar melhoria em tudo o que fazemos. A palavra ‘acomodação’ não faz parte do nosso vocabulário, sendo assim, estes mecanismos de reconhecimento reforçam e motivam sempre o comportamento de nossa empresa por meio da nossa equipe. O Prêmio Melhor Ar é o farol guiando o caminho da empresa que quer continuar seguindo a estrada do sucesso”, afirma Juliana Martins.
“Comprometimento é a palavra-chave para o sucesso de qualquer pessoa ou negócio e isso já é nossa raiz de família. Como dizia o saudoso Sr. Ignácio, fundador deste grupo de empresas e meu pai, “Você não é obrigado a fazer nada que não queira, mas caso se dispuser a fazer, que seja muito bem feito“. Sendo assim, desde a primeira edição sempre quisemos participar por todas as razões já ditas e, uma vez que participamos, queremos sempre vencer”, completa.
COMO PARTICIPAR
As inscrições já estão abertas e vão até o dia 1º de setembro. Poderão participar todas empresas associadas ao Setcemg e ao demais sindicatos filiados à federação que preencherem os critérios definidos pela premiação.
CONFIRA OS CRITÉRIOS PARA PARTICIPAR!
SOBRE O PRÊMIO
O Melhor Ar – Prêmio Fetcemg de Qualidade do Ar foi criado pela federação para homenagear e incentivar as empresas de transporte rodoviário de cargas ambientalmente responsáveis e que monitoram a emissão de poluentes em suas frotas, preocupando-se com a melhoria da qualidade do ar por meio do controle da qualidade do combustível consumido, da regulagem do motor e da economia de óleo diesel.
Até 2019 foram premiadas mais de 55 empresas.