Melhor Ar - Prêmio FETCEMG de Qualidade do Ar

Com o objetivo de homenagear e incentivar as empresas ambientalmente responsáveis que monitoram a emissão de poluentes de suas frotas, preocupando-se com a melhoria da qualidade do ar e com o uso racional do combustível, a FETCEMG criou, em 2009, o Melhor Ar – Prêmio FETCEMG de Qualidade do Ar.

A premiação é uma das ações da Federação para incentivar o controle da qualidade do combustível consumido, a regulagem do motor e a economia do diesel. Até 2016, a premiação completou oito edições e já premiou mais de 30 empresas.

 

 

Outros objetivos do Prêmio são:

  • Estimular a participação das empresas de transportes de carga no projeto “Redução das Emissões de Poluentes pelos Veículos” do Programa DESPOLUIR, por meio da divulgação positiva da imagem dos transportadores junto aos seus clientes, aos órgãos gestores ambientais e à sociedade;
  • Constituir um instrumento de estímulo à ampliação da regularização ambiental da frota brasileira quanto ao atendimento à legislação de emissões;
  • Preparar as empresas de transporte de cargas para o Programa de Inspeção Veicular Ambiental, que será obrigatório em breve nas principais cidades brasileiras;
  • Divulgar o Programa DESPOLUIR e os esforços da CNT e das Federações para a conservação do meio ambiente.

 

Critérios para Participação

Os critérios para inscrição no Melhor Ar - Prêmio FETCEMG de Qualidade do Ar 2017 serão:

  1. Para empresas com mais de 20 caminhões será considerada a frota “da unidade ou filial” onde os testes foram realizados devendo esta ter 100% da frota aferida com no mínimo 80% de aprovação ou 80 % da frota aferida com 100% de aprovação.
  2. Para empresas com 20 caminhões ou menos será exigido 100% da frota aferida com o mínimo de 80% de aprovação.
  3. Para as empresas com mais de uma unidade ou filial atendidas pelo Programa Despoluir, será considerada a inscrição de apenas uma unidade.
  4. Revalidação dos selos dos veículos sem atrasos superiores a dois meses de seu vencimento.
  5. Ter realizado no mínimo duas aferições nos veículos da frota no período de 01 de maio de 2016 a 30 de abril de 2017.

As empresas que atenderem todos os critérios acima, serão consideradas as Vencedoras.

 

CATEGORIA MAIOR NÚMERO DE TESTES

» Dentre as inscritas, serão premiadas duas empresas sendo uma da região metropolitana de Belo Horizonte e outra do interior de Estado de Minas Gerais com o maior número de testes realizados.

 

CATEGORIA MÉRITO AMBIENTAL

» Para a edição de 2017 do Melhor AR - Prêmio FETCEMG de Qualidade do Ar, continuaremos com a categoria MÉRITO AMBIENTAL, categoria criada em 2014, em que avaliaremos o comprometimento das empresas com o Programa Despoluir.

 Serão avaliados o atendimento aos técnicos do Despoluir, cumprimento da  instruções passadas para a realização das aferições e das datas e horários agendados e revalidação dos selos dos veículos sem atrasos superiores a dois meses de seu vencimento.

 

Informações

despoluir@fetcemg.org.br

 

As inscrições irão ocorrer do dia 15 de março a 30 de abril de 2017.

Não perca tempo e participe!