Melhor Ar - Prêmio FETCEMG de Qualidade do Ar

  
 

O QUE É?

O Prêmio Melhor Ar foi criado pela FETCEMG em 2009 com o objetivo de homenagear e incentivar as empresas ambientalmente responsáveis que monitoram a emissão de poluentes em suas frotas, preocupando-se com a melhoria da qualidade do ar e com o uso racional do combustível. Em 2019, a FETCEMG premiará também as empresas por seus projetos socioambientais.

 

OBJETIVOS DA PREMIAÇÃO:

  • premiar e reconhecer os esforços realizados pelas empresas de transportes de carga do Estado de Minas Gerais em suas práticas que tragam benefícios ao meio ambiente e, consequentemente, à sociedade;
  • incentivar as empresas a implementar ações, visando à busca constante de um controle mais rígido sobre as emissões veiculares e a eficiência energética;
  • fortalecer os objetivos socioambientais da Confederação Nacional do Transporte (CNT), da Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (FETCEMG), dos seus sindicatos e do SEST SENAT perante os profissionais e a sociedade.

 

QUEM PODE SE INSCREVER?

  • empresas transportadoras de carga com frota mínima de 05 veículos, associadas aos sindicatos filiados à FETCEMG. 

 

COMO SE INSCREVER?

A empresa interessada em participar do Prêmio Melhor Ar 2019 deverá preencher a Ficha de Inscrição e caso a empresa queira participar também do critério de Projetos Socioambientais ela deve anexar as fotos e descrever o Projeto no local indicado.

 

PERÍODO DE INSCRIÇÃO:

10 de abril a 17 de maio de 2019

 

Critérios para Participação:

1°) Inspeção veicular:

         Categoria Ouro:

  • para empresas com mais de 20 veículos: no mínimo 85% da frota aferida com no mínimo 85% de aprovação;
  • para empresas com até 20 veículos: 100% da frota aferida com no mínimo 85% de aprovação.

         Categoria Prata:

  • para empresas com mais de 20 veículos: no mínimo 65% da frota aferida com no mínimo 85% de aprovação;
  • para empresas com até 20 veículos: no mínimo 80% da frota aferida com no mínimo 85% de aprovação.

 

Homenagearemos também aqueles funcionários das empresas premiadas nas categorias Ouro e Prata que se destacam no atendimento, presteza e cordialidade com os técnicos durantes as aferições, contribuindo assim para o efetivo atendimento do Programa.

ATENÇÃO: Para participar das categorias é necessário ter realizado no mínimo duas aferições nos veículos da frota no período de 01 de maio de 2018 a 30 de abril de 2019.

 

2°) Projetos Socioambientais:

Os projetos socioambientais são classificados nos seguintes critérios:

  • Água: Redução no consumo de água, reaproveitamento e tratamento da água;
  • Eficiência energética: consumo eficiente de energia e uso de energia alternativa;
  • Resíduos Sólidos: programas de coleta seletiva, reaproveitamento de materiais;
  • Socioambiental: investimentos em proteção ambiental e práticas que tenham impacto na comunidade e no entorno da empresa.

No critério Projetos Socioambientais serão premiadas as empresas que fizerem algo a mais pelo meio ambiente e não apenas o que é exigido pela legislação.

Para participar dessa categoria é necessário enviar duas fotos do projeto em alta resolução (300 dpi) e descrever o projeto em, no máximo, 900 caracteres incluindo os resultados obtidos. Esses dados devem ser enviados no ato de inscrição.

Lembrando que, as empresas agraciadas em 2018 não serão premiadas novamente pelos mesmos Projetos Socioambientais, apenas caso apresentem algo novo.

 

 

Informações

despoluir@fetcemg.org.br

 

As inscrições irão ocorrer do dia 10 de abril a 17 de maio de 2019.

Não perca tempo e participe!