Reunião da diretoria da NTC&Logística destaca medidas para o fortalecimento do setor e novas frentes de atuação
Nesta quarta-feira (24), a NTC&Logística promoveu, de forma híbrida, a Reunião Ordinária da Diretoria referente ao mês de março de 2025, na sua subsede, em São Paulo. O encontro, coordenado pelo presidente Eduardo Rebuzzi, contou com a presença do vice-presidente Antonio Luiz Leite; dos conselheiros vitalícios da entidade, Flávio Benatti – que também é vice-presidente da CNT –; José Hélio Fernandes – atual vice-presidente de Assuntos Políticos da Associação – e Francisco Pelucio. Também estiveram presentes representantes e lideranças do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) que integram a diretoria, além de assessores da entidade.
A reunião teve início com as comunicações da presidência e dos diretores, que compartilharam as mais recentes atividades, pautas e eventos dos quais a NTC&Logística participou.
A vice-presidente extraordinária da Pauta ESG, Joyce Bessa, discorreu sobre a atuação do Comitê recém-criado pela presidência da entidade com o objetivo de apoiar transportadoras interessadas em desenvolver projetos naquela área. Em consequência, uma pesquisa foi feita por empresa especializada, com uso de software capaz de gerar relatórios customizados que possam ser expostos aos clientes e oferecidos aos transportadores a um valor acessível.
Outro tema da maior importância foi ressaltado pelo vice-presidente extraordinário de Relações Internacionais da NTC&Logística, Danilo Guedes: o interesse da entidade em ampliar o intercâmbio com a União Internacional dos Transportes Rodoviários (IRU), fortalecendo o alinhamento de pautas e a realização de trabalhos conjuntos. Danilo Guedes lembrou, ainda, a participação da NTC&Logística em evento no mês de maio deste ano, com a presença do presidente Rebuzzi e dele próprio, na sede da IRU, em Genebra, onde diversas atividades serão realizadas.
A atualização dos principais eventos da entidade foi explanada pela assessora executiva da presidência, Elisete Balarini, com destaque para o Seminário Brasileiro do TRC e o Seminário Trabalhista do TRC – que acontecerão no dia 11 de junho, em Brasília –, assim como para o CONET&Intersindical, que ocorrerá nos dias 21 e 22 de agosto, em Bento Gonçalves (RS). As programações e inscrições já estão em andamento, reforçando o papel institucional da NTC&Logística na articulação nacional do setor.
O vice-presidente de Segurança, Roberto Mira, apresentou o delegado Dr. Waldomiro Milanesi como o consultor de Segurança que dará apoio à NTC&Logística, à FETCESP e ao SETCESP, passando a atuar nessa área junto às entidades. Roberto Mira também salientou a urgência da adoção de medidas integradas para o enfrentamento das ocorrências crescentes que afetam a segurança no setor – com ênfase para o aumento dos casos de roubo de cargas, em especial a preocupante escalada de furtos de módulos de caminhões.
O status financeiro da entidade referente ao mês de março foi detalhado pela equipe financeira, sob a coordenação do diretor José Maria Gomes e apoio do gerente, Fernando Silva, resultando numa análise do desempenho econômico da Associação no mês anterior e seus comparativos.
O coordenador nacional da COMJOVEM, André de Simone, divulgou os resultados das ações de conscientização promovidas pelos Núcleos Regionais, além dos projetos voltados ao fortalecimento da nova geração de empresários do transporte. Hudson Rabelo, vice-coordenador nacional da Comissão, compartilhou os resultados do primeiro Seminário Itinerante da NTC&Logística de 2025, realizado em Campinas, assinalando o sucesso do evento.
Dr. Marcos Aurélio Ribeiro, diretor jurídico, abordou pautas de grande relevância em tramitação no Congresso Nacional, como os Projetos de Lei 1580/2025, 687/2025 e 1368/2025, que tratam, respectivamente, da regulamentação do descanso dos motoristas profissionais, da proibição do sistema de pedágio por livre passagem em rodovias privatizadas e da contratação direta de transportadores autônomos pela administração pública. Implicações da Reforma Tributária e possíveis alterações no Imposto de Renda também foram analisadas.
Os assuntos institucionais acompanhados em Brasília, com foco nas articulações políticas em defesa do Transporte Rodoviário de Cargas, foram apresentados pela assessora de Relações Institucionais, Edmara Claudino, e pelo vice-presidente de Assuntos Políticos, José Hélio Fernandes. Eles também informaram o avanço de discussões sobre novos projetos, incluindo propostas para o agravamento das penas relacionadas à receptação de cargas, entre outros temas relevantes para o setor.
A assessora jurídica, Dra. Gil Menezes, expôs um panorama técnico sobre as recentes mudanças relacionadas aos Documentos Fiscais Eletrônicos (DF-e), em função da nova Reforma Tributária, além de atualizações sobre a implementação do CNPJ alfanumérico e as notificações recebidas do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).
No campo trabalhista, o assessor Dr. Narciso Figueirôa Junior trouxe reflexões sobre temas de impacto para o setor, como os precedentes do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que vêm influenciando julgamentos voltados às relações de trabalho no transporte. Comentou, também, as atualizações na Norma Regulamentadora NR-1, a gestão de riscos ocupacionais e a capacitação dos trabalhadores; as consultas públicas abertas pelo TST sobre recursos repetitivos – que podem uniformizar entendimentos jurídicos em processos semelhantes – e a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender os processos trabalhistas que envolvem discussões sobre pejotização, medida que afeta diretamente empresas e trabalhadores do setor.
O presidente Eduardo Rebuzzi encerrou a reunião mensal agradecendo a participação de todos e ratificando o papel da entidade na representação do setor, atuando de forma estratégica nas principais pautas e na defesa dos interesses do Transporte Rodoviário de Cargas em âmbito nacional.
