DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE NO SÉCULO XXI SERÁ UM DOS DESTAQUES DO MELHOR AR 2017


 

As mudanças climáticas e suas consequências ambientais e socioeconômicas, novos cenários que se desenham a partir dessa realidade, serão analisados pela especialista, que adiantou algumas informações:

Qual a importância de discutir o desenvolvimento e sua relação com o meio ambiente?

Dois fenômenos básicos, e cientificamente comprovados, batem à nossa porta, como cidadãos, empresários ou simplesmente como humanos. A primeira é a inexorável alteração climática, que alguns cientistas até divergem sobre a ação antrópica, ou seja, a ação do homem como causa principal na aceleração dessas mudanças, mas não há dúvidas de que elas estão ocorrendo e alterando visivelmente os comportamentos do tempo e do clima, em várias regiões, e, por consequência, alterações socioeconômicas, algumas com impactos dolorosos. A segunda, tão inexorável quanto, está no limite do Planeta Terra. Até mesmo água, recurso renovável por natureza, é hoje considerada, de acordo com as normas de gestão, recurso limitado e com valor econômico, como forma de garantir água para todos, em qualidade e quantidade digna à vida e para a produção de bens e riquezas. A recente crise hídrica, tão falada na mídia, que afetou inclusive regiões urbanas localizadas em áreas naturalmente úmidas, como a de São Paulo e de Belo Horizonte, é um retrato muito evidente desse fenômeno.

Como temas ambientais podem estar ligados à economia?

Temas como meio ambiente, gestão ambiental, sustentabilidade, ações conservacionistas, deixam de estar restritos aos cenários de discussões e reivindicações das organizações não governamentais, grupos de idealistas verdes, ou das academias e centros tecnológicos e passam a ser pauta constante em todos os principais fóruns econômicos. Pois, além de ser uma questão clara de sobrevivência da própria atividade econômica e de quem a ela se dirige, é também uma questão relativa ao surgimento de oportunidades para novos negócios.

Como o “Desenvolvimento e Meio Ambiente no Século XXI” será abordado no evento?

No contexto apresentado acima, pretendo apresentar o atual cenário, tanto sobre as evidências ambientais para as quais precisamos estar alertas, como para as consequências regulatórias ambientais que se expandem, tornando cada vez mais complexo, e caro, o desenvolvimento de uma atividade econômica. Também nesse cenário, pretendo demonstrar a necessidade de adoção de alguns comportamentos adaptativos para esse novo tempo, e as grandes oportunidades de novos negócios que surgem a partir dessa necessária consciência ambiental, que cada dia mais, ainda bem para nossa própria sobrevivência, alcança mais pessoas e mais lideranças.

A solenidade de entrega do Prêmio Melhor será no dia 23 de junho, na sede da Fetcemg.

 

Programação

15h30 - Welcome Coffee

16h     - Palestra: Desenvolvimento e Meio Ambiente no Século XXI, com Patrícia Boson

17h     - Premiação Melhor Ar

18h     - Coquetel de Encerramento

 

Saiba mais sobre o Melhor Ar no site www.fetcemg.org.br.