CONEXÃO FETCEMG - N.104


Conexão Fetcemg

INFORMATIVO ELETRÔNICO |11 de outubro de 2024 - ANO IV N°104

FETCEMG EM AÇÃO _____________________________________________________________________

ADI 5322: obrigações e direitos cumpridos na forma da Lei até 11/07/2023 prevalecem

FETCEMG em Ação

O Supremo Tribunal Federal (STF) acolheu os Embargos de Declaração opostos pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) na ADI 5322 para aplicar efeito ex nunc e prestigiar a autonomia da vontade das partes.

Os Ministros Cristiano Zanin, Flávio Dino, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Edson Fachin e Barroso acompanharam o voto do Ministro Relator Alexandre de Moraes, no seguinte sentido:

"ACOLHO PARCIALMENTE os Embargos de Declaração opostos pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres – CNTTT para (a) reiterar o reconhecimento da autonomia das negociações coletivas (art. 7º, XXVI, da CF); (b) modular os efeitos da declaração de inconstitucionalidade, atribuir-lhes eficácia ex nunc, a contar da publicação da ata do julgamento de mérito desta ação direta".

De acordo com o Relator, a modulação da eficácia temporal é necessária, uma vez que a “invalidação dos dispositivos controlados na ADI impactaria vigorosamente o setor produtivo em geral, com especial destaque para as atividades ancoradas no modal rodoviário de transporte”. Ressaltando que o Ministro reforçou o reconhecimento da autonomia das negociações coletivas.

Destacamos que foram apresentados no processo estudos técnicos comprovando o impacto astronômico que a decisão traria ao setor do transporte, como bem citou o Ministro Relator Alexandre de Morais, em seu voto “a viger o acórdão embargado sem modulação de seus efeitos, seria viabilizada a emergência de um passivo trabalhista superior a R$ 250 bilhões, decorrente de uma maciça postulação de direitos confirmados pelo acórdão embargado”, ou seja, o passivo só existiria em virtude da decisão na ADI 5322 e seria capaz de levar ao colapso todo o setor de transportes, inclusive com aumento do frete no percentual de 20% a 30%, no caso de não haver a modulação dos efeitos.

Ainda não votaram os kassio Nunes, Luiz Fux e André Mendonça.

O julgamento está previsto para terminar nesta sexta-feira, 11 de outubro de 2024.

Com a presença de Sérgio Pedrosa, ITL inicia a 68ª turma da pós-graduação em Gestão de Negócios em Minas Gerais

Texto alternativo

Teve início nesta segunda-feira (7), em Belo Horizonte (MG), a 68ª turma da Especialização em Gestão de Negócios. O curso integra o Programa Avançado de Capacitação do Transporte, ofertado pelo SEST SENAT e coordenado pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística) e é oferecido gratuitamente a gestores de empresas associadas ao Sistema Transporte.

A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente do Conselho Regional do SEST SENAT de Minas Gerais e da FETCEMG, Sérgio Pedrosa; da diretora adjunta do ITL, Eliana Costa; do gerente executivo de Desenvolvimento do Transporte da CNT, Tiago Veras; e do supervisor do Conselho Regional do SEST SENAT de Minas Gerais, Pedro Andrade.

CRMG ________________________________________________________________________________

SEST SENAT Minas Gerais oferece conteúdo especial para as mulheres no "Talks - Mulher e família"

Texto alternativo

🔵Em outubro, SEST SENAT Minas Gerais reforça o compromisso com a saúde e o bem-estar das mulheres que atuam no setor de transporte.


Seja ao volante, nas estradas ou nos bastidores, todas as profissionais têm um papel essencial na movimentação do Brasil.


▶️ No mês de prevenção, conheça os conteúdos do TALKS “Mulher e família”, com informações que inspiram e transformam o seu dia a dia. 🔗Acesse o conteúdo no perfil do SEST SENAT em Minas Gerais no Instagram.