SUSTENTABILIDADE E RECICLAGEM EM DEBATE NO JUNHO VERDE


Para chamar a atenção dos transportadores para os impactos do consumo desenfreado e promover uma conscientização para a mudança de hábitos de forma que os prejuízos ambientais sejam mitigados, o Setcemg e a Fetcemg receberam na sexta-feira (9) o instrutor do Sest Senat Jardim Vitória, Thiago Vinícius Damasceno, que apresentou a palestra "Sustentabilidade e Reciclagem”. O evento foi uma das ações do Junho Verde.

“Sustentabilidade é pensar no futuro”, definiu Damasceno logo no início da apresentação. Segundo o instrutor, qualquer atitude ou atividade exercida por uma empresa que seja feita com o pensamento sobre o impacto nas futuras gerações está no caminho sustentável. “Existem atitudes simples que fazem grande diferença ao final do mês ou de um ano. O importante é quebrar barreiras, já que muitos são resistentes a mudanças, e sair da zona de conforto”, explicou.

Segundo o instrutor, são muitas as possibilidades para o transportador adotar o comportamento sustentável. Algumas delas são a atenção para o uso de combustível, que deve ser de qualidade; a constante manutenção dos veículos; a qualificação dos motoristas, que podem ser “agentes ambientais” ao adotarem o hábito da condução econômica; a correta gestão de pneus, com a destinação correta para os “inservíveis”; e, principalmente, a participação em programas ambientais voltados para o setor como o Programa Despoluir.

“Vivemos em um tempo em que a maioria dos adultos não foi devidamente despertada para a importância da questão ambiental. A educação ambiental e sustentável deve ser realizada no dia a dia, à exaustão. Ao “plantar a semente” da sustentabilidade, a ideia será multiplicada  e estaremos garantindo o futuro das próximas gerações”, finalizou.

Saiba mais sobre os projetos do Programa Despoluir aqui e os cursos disponibilizados pelo Senat especificamente para motoristas aqui.

thiago