Entidades debatem a reforma trabalhista no Fórum Sindical


Evento reuniu, na sede da Fiemg, em Belo Horizonte, sindicatos patronais, empresários e contadores para discutir a reforma trabalhista e contou com a presença do ministro do Trabalho, Helton Yomura. 

 

 

Nesta quinta-feira (15), empresários, contadores e lideranças sindicais se reuniram na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) para a edição de 2018 do Fórum Sindical, organizado pela Fiemg, Federação dos Contabilistas do Estado de Minas Gerais (Fecon), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG) e Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg).

O evento, que tem como objetivo debater temas relevantes para o fortalecimento dos sindicatos empresariais, teve como foco neste ano os novos aspectos das relações de trabalho para sindicatos e empresas com a reforma trabalhista. “É um dia muito especial para as entidades por ser uma oportunidade de debater mudanças que vão ocorrer. A troca de experiências é fundamental para que as entidades tenham força e melhores condições para se prepararem”, afirmou o presidente da Fiemg, Olavo Machado Junior, na abertura do Fórum.

O coordenador técnico de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho no Distrito Federal, Eder Ramos, apresentou a palestra "Os Sindicatos Patronais após a reforma trabalhista – Novos aspectos individuais e sindicais no âmbito das relações do trabalho". Ele destacou que a nova legislação teve como motivação, entre outros, a necessidade de atualização da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), da redução da informalidade e de valorização da convenção coletiva.

O presidente da Fetcemg, Sérgio Pedrosa, aproveitou o encontro para falar sobre a importância do associativismo e da participação das entidades em fóruns de debate para a troca de experiências e conhecimentos. “Percebo que o grande desafio das entidades é como atrair empresários para participarem das entidades e assim as fortalecerem. Infelizmente, muitos empresários acreditam que quando ele vai para um reunião no sindicato, está perdendo tempo, deixando sua empresa. Participar de uma reunião como esta não é deixar a suas empresa, é fazer algo a mais por ela. Um pequeno movimento, uma pequena ideia em um encontro como este pode resultar em uma mudança na legislação que será de grande impacto em todo um setor”, destacou.

Do setor de transporte de cargas, além do presidente da Fetcemg, prestigiram o evento o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Sul de Minas Gerais (Setsul), Néliton Bastos, o superintendente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas & Logística no Estado do Espírito Santo (Transcares), Mario Natali, além de assessores e colaboradores da Fetcemg e do Setcemg.

 

 

 

mesa

 

Presidentes e representantes das Federações organizadoras do Fórum

 

sérgio

Sérgio Pedrosa destacou a importância do associativismo

 

 

Ministro defende o e-Social

O evento contou com a presença do ministro do Trabalho, Helton Yomura, que estava de passagem por Belo Horizonte para outros compromissos e fez questão de prestigiar o Fórum.

O presidente da Fiemg manifestou ao ministro a insatisfação do setor produtivo com a visão fiscalizatória que, na sua opinião, acompanha a implantação do e-Social nas empresas. Machado Junior afirmou que a maneira com que o programa está sendo imposto coloca o setor industrial em situação de ameaça e insegurança. “O e-Social não pode ser colocado com esse caráter punitivo, ele precisa ser absorvido pelas empresas”, salientou.

Olavo aproveitou a visita do ministro para reclamar, ainda, do percentual de 20% da contribuição sindical (que após a reforma trabalhista, tornou-se facultativa) destinada ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

O ministro, que participou do Fórum Sindical e também de almoço com empresários mineiros, reforçou que o e-Social será uma plataforma de informações que irá desonerar e dar simplicidade ao processo de recolhimento das obrigações trabalhistas nas empresas. “O programa está sendo implantando de forma parcimoniosa com o intuito de reduzir horas de trabalho com burocracia e cortar custos nas empresas”, garantiu o ministro. “O empenho do governo é para colocar o Brasil em uma agenda de desenvolvimento, criar um ambiente de competividade e de facilidade para empreender no país”, completou.

 

ministro

Ministro Helton Yomura defendeu o e-Social 

 

Fontes de receitas e Apoiadores do Setcemg

Após o debate sobre a reforma trabalhista, as Federações organizadoras do evento apresentaram boas práticas de geração de receitas. O case de sucesso indicado pela Fetcemg foi o projeto Apoiadores do Setcemg.

O gerente do Setcemg, Renato Marques, apresentou o projeto idealizado pela diretoria do Sindicato em 2016, com o objetivo de apresentar soluções inovadoras para os empresários em seus negócios e fortalecer a união da classe dos transportadores com seus principais fornecedores.

Marques apresentou os resultados do projeto desde a sua criação. O Apoiadores do Setcemg prioriza o relacionamento entre os tomadores de decisão das empresas e seus principais fornecedores que podem apresentar produtos e serviços em importantes espaços de networking e troca de experiências como o Encontros de Empresários, o Café com Palestra, entre outros eventos do sindicato. “O projeto tornou-se o grande diferencial do Setcemg e seguirá em 2018 com grandes expectativas de negócios e de uma parceria ainda mais sólida”, afirmou o gerente.

Hoje, são Apoiadores do Setcemg: Treviso Volvo, Siat, Vipal Borrachas, Sighra - Grupo Apisul, Suatrans – Grupo Ambipar, Vitallis, Itaipu Scania, Gertran, Minasmáquinas Mercedes, Autotrac, Via Trucks DAF, Raízen Shell, Labfar, Cardiesel Mercedes, Sascar e Atmo Hazmat.

 

Saiba mais sobre o Projeto e faça parte deste time! Mostre a sua marca para o setor de transporte rodoviário de cargas em Minas Gerais. 

 

renato

Renato Marques apresentou o projeto Apoiadores do Setcemg 

renato2

 equipe

Os assessores do Setcemg e da Fetcemg, Luciano Medrado e Ivanildo Santos; o gerente do Setcemg, Renato Marques; e o superintendente do Transcares, Mario Natali

 

Com informações da Fiemg