Vez & Voz apresenta o índice de Equidade de Gênero no TRC
No dia 4 de abril, a FETCEMG participou da reunião promovida pela Comissão Técnica do Vez & Voz para a apresentação do Índice de Equidade do TRC para integrantes da área de Recursos Humanos nas empresas. A Federação apoia integralmente o Vez & Voz e foi representada na reunião pelas assessoras de Comunicação, Helena Costa e Isabella Antunes.
A economista do Instituto Paulista do Transporte de Carga (ITPC), Raquel Serini, apresentou as informações sobre o Índice de Equidade do TRC. Ela coordenou um grupo técnico que discutiu e formatou a pesquisa do movimento Vez & Voz realizada no fim de 2022 entre empresas de transporte de todo o país. “O índice nasceu de um grupo de trabalho criado depois do primeiro encontro do Vez & Voz. Capitaneado pelo IPTC, feito a muitas mãos”, informou a coordenadora da Comissão do Vez & Voz, Camila Florencio.
“Disseminando este estudo vamos alcançando o nosso objetivo. Hoje, a mulher no TRC está mais presente no administrativo e em cargos preliminares como supervisão, mas a presença em cargos de alta liderança precisa melhorar”, destacou Raquel Serini.
A economista mostrou que de uma escala que vai de 1 até 100, o Índice de Equidade do Transporte está em 37, revelando que o setor precisa melhorar em alguns aspectos, entre eles, em políticas de combate ao assédio, diversidade, em programas de benefícios, além de dar oportunidade para as mulheres em cargos de alta posição.
Por outro lado, em se tratando de promover capacitação e treinamentos para as profissionais, o setor teve um resultado razoável. “De modo geral, não vejo um resultado negativo, mas sim de esperança, daqui em diante caminhamos para uma evolução”, afirmou.
Além de ter uma visão completa do setor, as empresas que participaram da pesquisa receberam seus relatórios individuais, para que possam melhorar nos quesitos que tiveram menor destaque. “Muitas vezes, isso pode ser feito sem nenhum investimento, como por exemplo, implementar uma escuta ativa. Com o relatório a empresa pode ver onde se encontra dentro do índice, e para aonde ela pretende ir”, afirmou a economista.
Para Helena Costa, Gerente de Comunicação da FETCEMG e do Setcemg, o índice é capaz de sensibilizar pessoas e empresas. “É algo muito importante de tratarmos. É devagar e com insistência que vamos mudando o quadro”, afirmou.
A presidente executiva do SETCESP e idealizadora do movimento Vez & Voz, Ana Jarrouge, falou da representatividade feminina na entidade de classe, revelando que estará por mais quatro anos como integrante da seção de Cargas da Confederação Nacional do Transporte (CNT). “É um trabalho que temos que fazer e temos que falar. A gente tem nas entidades uma atuação política. Estamos construindo um caminho sólido”, afirmou.
No fim do evento, foi anunciada a reativação dos grupos de trabalho do Vez & Voz e que o próximo objetivo será a criação de uma premiação em homenagem às empresas e suas boas práticas. “Queremos dar palco às ações positivas desenvolvidas pelas transportadoras”, finalizou a coordenadora Camila Florencio.
Clique AQUI e veja o resultado completo do relatório do Índice de Equidade do TRC.