Na manhã da última sexta-feira (21), o movimento Vez e Voz realizou a live ‘Se toca’, para falar sobre o câncer de mama. A transmissão foi realizada no canal do movimento no YouTube e promovida pelo SETCESP com o apoio da Pamcary.
Gabriela Fonseca, gestora do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Centro Oeste Mineiro (SETCOM), entidade signatária do movimento, conduziu o bate-papo que a teve participação do presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Guilherme Novita, e de Jucelia Inocêncio, da Roriva Transportes e Germaine Tillwitz.
Novita fez alertas importantes e mostrou de forma detalhada quais são os fatores de risco da doença, os tratamentos e como eles têm evoluido ao longo da história. “Estamos aqui para desmistificar alguns pontos e falar sobre prevenção. Um deles é reforçar que tão importante e eficaz quanto fazer o autoexame é realizar a mamografia”, explicou.
Quanto aos sintomas, o médico contou que na maioria das vezes são imperceptíveis. “O câncer é um inimigo traiçoeiro e silencioso. A mamografia detecta as lesões antes de ficarem palpáveis, ela é um alarme”, disse.
Jucelia Inocêncio, da Roriva Transportes, foi curada do câncer de mama e dividiu toda a sua experiência sobre como lidou com a doença. “Me lembro muito bem o dia que recebi o diagnóstico, mas a ficha só caiu mesmo quando eu cortei os cabelos”.
Ela compartilhou como buscou formas para encarar o tratamento com naturalidade, e que esse foi um momento que a fez parar e repensar a vida. “Quem trabalha no transporte está sempre na correria. A manutenção do veículo tem que estar em dia, mas às vezes a gente esquece de cuidar de nós mesmos. E nós, não temos peças de reposição. Temos que nos preocupar muito mais com a nossa manutenção pessoal e fazer esses exames periódicos”, aconselhou.
Paciente de câncer de mama metastático, Germaine Tillwitz, também falou sobre o seu diagnóstico e como lida com o tratamento. “A prevenção é para qualquer tipo de doença. Hoje eu recebo um cuidado paliativo para ter qualidade de vida e viver bem com a doença”, esclareceu.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Por isso, o diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de cura. Mas, tão importante quanto a cura, é continuar tendo qualidade de vida durante o tratamento.
“Elucidando melhor o que é o câncer de mama, as pessoas tomam mais coragem para se cuidar, parabéns pela iniciativa em levantar esse assunto”, finalizou o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia.
Mesmo quem perdeu a transmissão tem a chance de conferir todas as informações apresentadas nela.
Aproveite e se inscreva no Canal do Vez & Voz do YouTube.
Fonte: Vez e Voz