Vander Costa toma posse como novo presidente da CNT
O empresário mineiro Vander Costa, ex-presidente do Setcemg e da Fetcemg, tomou posse como presidente da CNT, do Sest Senat e do ITL.
Tomaram posse nesta quarta-feira (27), o novo presidente da Confederação Nacional do Transporte, Vander Costa, e os membros da nova diretoria da instituição para o período 2019-2023, entre eles, os mineiros Gladstone Lobato, presidente do Setcemg, e Paulo Sérgio Ribeiro da Silva, diretor da Fetcemg.
Vander substitui Clésio Andrade, que esteve à frente da Confederação nos últimos anos. O mineiro também assume a presidência dos Conselhos Nacionais do Sest e do Senat e do Instituto de Transporte e Logística (ITL).
A solenidade foi realizada na sede da Confederação Nacional do Transporte (CNT), em Brasília, com as presenças das lideranças nacionais e regionais do setor, deputados e senadores, entre eles, os deputados federais por Minas Gerais, Lucas Gonzalez, Diego Andrade e Mauro Lopes e o senador de Minas Gerais Carlos Viana. A posse foi prestigiada, também, pelas lideranças regionais do transporte mineiro.
Em seu discurso de posse, Vander Costa fez um agradecimento especial a Clésio Andrade, que “foi como um mestre que ensina o caminho ao aprendiz”. Ele apontou a importância do Sest Senat, criado e consolidado por Clésio Andrade, para o setor, e também da Confederação, que disponibiliza estudos e pesquisas que apoiam os negócios e políticas públicas.
Outro ponto de destaque foi a criação do ITL, que atua, desde 2013, na qualificação de gestores do transporte ofertando cursos de capacitação ministrados por renomadas instituições de ensino como a Fundação Dom Cabral, a Embry-Ridle Aeronautical University e a DB Rail Academy.
Confira o primeiro discurso do presidente da CNT na íntegra:
Presidente da CNT, Vander Costa
27 de março de 2019
Senhoras e senhores, boa noite!
Estou muito honrado com a presença de cada um de vocês. Pude receber pessoalmente muitos dos presentes e, na impossibilidade de nomeá-los individualmente, agradeço a presença das autoridades do Legislativo, do Executivo, do Judiciário, além das autoridades do setor de transporte.
Agradeço a presença dos colaboradores do sistema CNT, SEST SENAT, ITL. Conto com o trabalho e dedicação de todos pelos próximos anos.
Agradecimento especial ao presidente Clésio Andrade, que me deu todo o apoio na fase de transição, se comportando como um mestre que ensina o caminho ao aprendiz.
Desde de dezembro, tenho acompanhado o presidente, que abriu todas as portas do sistema permitindo à nossa diretoria iniciar a nova gestão com tranquilidade.
Agradeço a presença de meus familiares, na pessoa de minha mãe, Maria Auxiliadora Costa, que veio acompanhada de meus irmãos e agregados.
Agradecimento especial à minha esposa, Eliana, que trouxe nossas filhas Talita e Priscila e nosso genro Ewerton.
É com muita alegria, emoção e disposição que assumo a presidência do sistema CNT, SEST SENAT, ITL.
Ser presidente da CNT é tarefa que exige responsabilidade e disposição.
Nosso estatuto determinou que, neste momento, assumisse a presidência um representante da sessão de cargas. Na “Cargas”, vários nomes foram lembrados no último ano. Todos com as qualidades necessárias para o exercício do cargo.
Para minha satisfação, em dezembro do ano passado, meu nome foi colocado como consenso a ser submetido ao plenário da CNT, saindo como o escolhido.
Tenho disposição e agirei com responsabilidade, no exercício da presidência da CNT, dos Conselhos do SEST SENAT e do ITL.
Cabe aqui um agradecimento especial ao presidente Clésio Andrade, que conduziu com sabedoria o processo de sucessão, garantindo a harmonia em nossa casa.
Estou consciente que não será tarefa simples suceder ao presidente Clésio, eleito presidente da CNT há 26 anos com o objetivo de fazer o sonho de criar o SEST SENAT se tornar realidade.
Há 25 anos esse sonho já é realidade. A lei nº 8.706, de 14 de setembro de 1.993, criou o Serviço Social do Transporte – SEST e o Serviço Nacional de Aprendizagem no Transporte - SENAT.
Criado o sistema, era preciso consolidar; construir unidades; formar equipe técnica; criar sistema eficiente de gestão; controladoria; compliance. Hoje, essas metas também estão cumpridas.
Recebo o SEST SENAT com 148 Unidades Operacionais em funcionamento e mais 32 em construção, sendo que 30 vamos inaugurar ainda este ano.
Acompanhei a caminhada do SEST SENAT e sei que não foi simples. Houve tropeços, dificuldades. Mas hoje temos um sistema totalmente saneado, com compliance ativo, as contas de 2017 aprovadas pelo TCU e o caixa com recursos suficientes para a continuidade dos projetos e a conclusão das obras iniciadas.
Aproveito para parabenizar a Dra. Nicole Goulart, diretora do SEST SENAT, assim como a toda a sua equipe.
Da mesma forma, o trabalho da CNT é reconhecido por quem o acompanha. São de muito alto nível os estudos e pesquisas realizados por nosso diretor, Bruno Batista, e sua equipe, que também merecem nosso reconhecimento.
O trabalho político é outro que merece elogios. Para citar apenas dois exemplos recentes, posso falar da legislação de controle de jornada dos motoristas e da reforma da CLT. Nesses dois processos, pudemos levar ideias, que foram absorvidas pelos nossos deputados e senadores.
Obrigado aos deputados e senadores que estão aqui nesta noite. Muito nos honram com suas presenças. Esperamos continuar dialogando e levando reivindicações do setor, sempre baseados em dados técnicos e científicos.
Colocamos à disposição dos congressistas nosso acervo de estudos e pesquisas, que vai muito além daquilo que é publicado.
Não tenho dúvida em afirmar que o presidente Clésio deixa o melhor e mais completo acervo de informações sobre o transporte do Brasil. Tudo isso está à disposição de nossas autoridades para facilitar o planejamento e construção de um Brasil melhor.
O ITL, foi criado para melhorar a gestão no transporte. O convênio com a Fundação Dom Cabral já está na 40ª turma. Isso significa 1.600 gestores qualificados em alto nível.
O ITL conta também com parcerias internacionais para formação de especialistas nos modais aéreo e ferroviário. Qual o objetivo disso? Melhorar a gestão das empresas de transporte e, por consequência, ampliar o nível de concorrência, levando a uma rentabilidade saudável para todo o setor.
Em poucas palavras, e de forma extremamente resumida, é assim que são investidos os recursos recolhidos ao SEST SENAT.
Por tudo que já foi feito, não será tarefa fácil suceder ao presidente Clésio Andrade. Por outro lado, é exatamente por tudo isto que estamos, eu e minha diretoria, confiantes que teremos êxito na gestão do sistema CNT - SEST SENAT, pelos próximos 4 anos.
A tarefa é facilitada por termos encontrado a casa arrumada, estruturada, bem administrada e com recursos para continuarmos o desenvolvimento do Sistema CNT.
Tenho 43 anos de trabalho no transporte. Penso e luto pelo desenvolvimento do transporte. Sou empresário desde 1982, quando, junto com meus pais, irmãos e outros sócios fundamos a Vic Transportes. Desde então, estamos no mercado, enfrentando as mesmas dificuldades que todos os empresários, nossos representados, enfrentam no dia a dia.
Qual é o nosso projeto à frente da CNT?
A primeira missão é defender o Sistema “S”. No final do ano passado, o ministro Paulo Guedes afirmou em discurso a intenção de dar uma facada no Sistema.
Vimos a declaração como a posição de quem não tem conhecimento pleno dos benefícios que o Sistema traz para a sociedade brasileira.
É fato que podemos fazer mais e melhor, mas não acreditamos que é cortando parte dos recursos que iremos avançar.
Estamos divulgando o que fazemos. O SEST SENAT é nacionalmente centralizado e tem suas unidades operacionais unificadas. Ou seja, toda unidade presta serviços sociais e de aprendizagem e é gerida por um único diretor. Todas as atividades de apoio são unificadas, gerando economia e eficiência.
98% de nossa arrecadação são realizados através do sistema da Receita Federal, permitindo transparência e rastreabilidade de nossos recursos.
Nossas contas foram auditadas e aprovadas pelo TCU até o exercício de 2017.
O Sistema S foi criado para prestar serviços exclusivamente aos trabalhadores, no nosso caso, trabalhadores do transporte. Todos os serviços que prestamos são gratuitos.
Nós não cobramos nada do trabalhador, tudo é pré-pago pelo empresário na guia da previdência social.
A contrapartida dado ao empresário é oferecer mão de obra qualificada e tratada sem custo adicional.
Trabalhamos para convencer o Executivo de que a contribuição para o Sistema S deve continuar para possibilitar a formação de mão de obra qualificada, necessária ao desenvolvimento sustentável da economia brasileira.
O Investimento em infraestrutura é a melhor maneira de promover o crescimento econômico. O Estado brasileiro não tem recursos, mas eles estão disponíveis no mercado financeiro, tanto no Brasil quanto em capital estrangeiro.
O que os investidores querem é segurança para investir e ter o esperado retorno de capital. Para viabilizar as PPPs é necessário apenas dar segurança jurídica através de licitações claras, aonde possam ser conhecidos os deveres e direitos dos vencedores das licitações.
Para o melhor, maior e mais rápido crescimento econômico, é conveniente que o governo abra mão das outorgas, pois elas oneram o custo. Quem paga mais outorgas tem custo mais alto e a consequência são tarifas mais caras. Tarifas mais caras significam transporte mais caro, aumentando o Custo Brasil, que reconhecidamente é um dos problemas para o desenvolvimento sustentável.
A reforma da Previdência precisa ser vista como um projeto de Estado e não de governo.
O presidente Bolsonaro deu um passo ao encaminhar para o Congresso um projeto de reforma. Deveria assumir a articulação e trabalhar para sua aprovação, em vez de ficar buscando definição de política velha ou política nova.
Entendo que tanto o Executivo quanto os congressistas eleitos e reeleitos são partícipes da nova política, pois todos tiveram os seus mandatos, seja o primeiro, ou renovados pelos eleitores brasileiros em legítimo processo democrático.
Aproveito para, mais uma vez, agradecer a presença dos parlamentares presentes. Peço que, em nome da sociedade brasileira, iniciem os debates sobre a reforma da Previdência, façam os ajustes necessários, que sejam frutos dos debates, e aprovem a reforma tão necessária para o destravamento do nosso crescimento econômico.
Além da reforma, cabe ao Congresso Nacional discutir outros grandes temas, como a segurança pública, a reforma Tributária e a reforma Política. Nos próximos quatro anos, teremos muito trabalho.
A CNT tem um excelente banco de dados, com as melhores informações sobre o transporte, mobilidade urbana e necessidade de investimentos para o desenvolvimento do Brasil.
Colocamos nossas informações à disposição dos parlamentares que queiram apresentar projetos para o desenvolvimento do nosso país.
Nossa ação no Poder Judiciário será constante. Estaremos atentos e sempre que houver descumprimento de qualquer legislação, em prejuízo do transporte, não deixaremos de propor ações judiciais em defesa dos nossos interesses.
Fazer uma carreira institucional não é tarefa simples, pois transcende nossa vontade e dedicação.
Agradeço aos exemplos que recebi de meu pai, Vicente Costa, meu inspirador na caminhada pelo Setcemg e pela Fetcemg, que me fez chegar à CNT.
Agradecimento especialíssimo a Eliana, minha esposa há 33 anos, que acompanhou toda a minha trajetória e que, junto com minhas filhas Priscila e Talita, soube compreender e me apoiar na vida sindical.
Aos colaboradores da CNT, do SEST SENAT e do ITL meu muito obrigado. Conto com todos vocês. Seguiremos, juntos, com entusiasmo, ética, transparência e compromisso, trabalhando pelo desenvolvimento do transporte e do nosso país!
Boa noite!
Com informações da CNT
Fotos: arquivo CNT