Unidades do Sest Senat participaram do Maio Amarelo


O Sest Senat preparou uma série de ações para marcar o Movimento Maio Amarelo, um movimento coordenado entre Poder Público e sociedade civil para chamar a atenção da sociedade sobre os altos índices de mortos, feridos e sequelados permanentes em razão de acidentes de trânsito. A iniciativa é inspirada no sucesso do Outubro Rosa e do Novembro Azul, que alertam sobre câncer de mama e de próstata. Assim, o Maio Amarelo também irá promover um amplo debate sobre as responsabilidades e a avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão durante seus deslocamentos diários.

Durante todo o mês, as unidades colocaram em prática iniciativas que buscam informar e conscientizar a população sobre segurança no trânsito. A unidade de Três Pontas, por exemplo, distribuiu folders aos motoristas nas Empresas e Cooperativas de Transporte Cotransp, Miller Transportes, Viação Trespontana e Empresa Monsenhor Silveira. O técnico de Formação Profissional, Mário Carvalho, e o dentista, José Roberto de Souza, conversaram com os motoristas.

A escolha do mês para realização da campanha decorre do fato de que, em maio, é comemorado o Dia Mundial da Segurança Viária e do Pedestre. Além disso, é o terceiro ano da Década de Ação pela Segurança no Trânsito, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) a todos os países membros. A meta é reduzir a quantidade de acidentes no trânsito, que matam 1,3 milhão de pessoas e deixam até 50 milhões de feridos no mundo todos os anos. Já a cor amarela simboliza a atenção e a sinalização de advertência no trânsito.