Unidades do Sest Senat do Estado oferecem atividades pelo Dia Mundial de Saúde


No dia 7 de abril comemoramos o Dia Mundial da Saúde, data criada em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde, e que tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. A data foi estabelecida para coincidir com o dia de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Para celebrar, diversas unidades do Sest Senat de Minas Gerais ofereceram atividades para os trabalhadores do transporte, seus dependentes e a comunidade em geral.

No dia 12, a unidade de Juiz de Fora promoveu um evento que atraiu mais de 600 pessoas à sua sede. A coordenadora de promoção social da unidade, Júlia Ribeiro, divulgou os serviços oferecidos tanto pelo Sest, quanto pelo Senat, e conscientizou os presentes sobre a importância da prevenção da saúde. Na ocasião, a fisioterapeuta da unidade, Gisele Milão, alertou sobre os benefícios dos alongamentos e comandou uma ginástica laboral com mais de 200 pessoas. A unidade montou estações de saúde em parceria com a Faculdade Estácio de Sá e a Prefeitura de Juiz de Fora, que levou 20 alunos de educação física e enfermagem para os atendimentos.

Em Governador Valadares, a unidade realizou palestras com o tema “Qualidade de Vida no Trabalho” para a Empresa Valadarense. A unidade também realizou um festival de natação para os alunos da Escola de Esportes e distribuiu medalhas e brindes.

Em Uberlândia, destaque para o atendimento nutricional na Empresa Viação Sorriso de Minas e um aulão de hidroginástica.

Em Contagem, o diferencial foi a participação da Secretaria Municipal de Saúde com seu programa DST/AIDS, que alertou motoristas sobre a necessidade dos exames de Aids, Sífilis e Hepatites B e C, com um pré-encaminhamento para estes exames gratuitos nos Centros de Aconselhamento e Testagem do município.

Em Três Pontas, dentre as diversas ações realizadas, destaque para um evento na Praça Tristão Nogueira, no centro, que contou com a parceria da Unimed Três Pontas, que cedeu uma barraca e o kit glicêmico.

Em Patos de Minas foram oferecidas vídeo-palestras para jovens da Oficina de Arte Cênica, de duas turmas do Projeto Bombeiro Mirim, para a turma de Condutor de Transporte de Emergência e do Programa Jovem Aprendiz. No dia 10, representantes de empresas do transporte e de órgãos públicos, além de uma emissora de rádio e do jornal local, participaram do Café Empresarial & Qualidade de Vida.

Em Juatuba, destaque para a saúde bucal. Em parceria com o Projeto Social Melhor Idade, da prefeitura, cerca de 150 pessoas assistiram às palestras "Saúde Bucal na Terceira Idade" e "Viva a Melhor Idade". Os jovens também tiveram a mesma oportunidade: aproximadamente 150 adolescentes entre 12 a 16 anos de idade do Projeto Social Pró-jovem, da Prefeitura, assistiram à palestra "Saúde Bucal" e receberam orientações quanto ao uso do fio dental.

Em Montes Claros, o destaque foi a alimentação. A unidade ofereceu a palestra “Tipos de Alimentos e Alimentação Desitoxicante” e realizou uma oficina de sucos detox.

Em Teófilo Otoni, a unidade realizou uma blitz para distribuir material educativo para os motoristas de caminhão. Assim como nas outras unidades, foram oferecidos os tradicionais serviços de promoção da saúde como aferição da pressão arterial, orientação de saúde bucal e orientação nutricional.

Foto: Ação na unidade de Juiz de Fora