Unidade de Juiz de Fora realiza cerimônia de abertura de Programa pioneiro no país, o PRONATEC APRENDIZ


No dia 10 de dezembro, o Sest Senat de Juiz de Fora promoveu cerimônia de abertura do Programa Pronatec Aprendiz. O evento contou com a presença do prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira, do Secretário do Desenvolvimento Social da Prefeitura, Flávio Checker. Além disso, outras autoridades da Prefeitura e do Ministério do Trabalho estiveram presentes.

Juiz de Fora foi escolhida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para receber o projeto-piloto do Pronatec Aprendiz graças ao grande desempenho da cidade no encaminhamento para o Pronatec. O Sest Senat foi à única instituição da cidade credenciada para participar desse programa pioneiro no país.

Para a coordenadora de desenvolvimento profissional do Sest Senat, Gisele Franco, a participação nesse projeto só enriquece e prestigia o trabalho realizado pela instituição. “É um desafio para nós encarar o Pronatec Aprendiz, sendo algo tão inovador para o país. Estamos confiantes que serem responsáveis pela mudança na vida de vários jovens e que estamos fazendo nosso papel, enquanto instituição de ensino”, acrescentou.

O primeiro curso oferecido na cidade através do Pronatec Aprendiz é o de operador de computador. Na aula inaugural, os 20 adolescentes e jovens selecionados pelo Departamento de Proteção Especial (DPE) da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) assistiram a um detalhamento do programa. A técnica de formação profissional do Sest Senat, Flávia Roque, apresentou temas como o cumprimento da carga horária, a bolsa-formação e os direitos e deveres trabalhistas.

O curso terá duração de 16 meses, sendo realizado de forma intercalada: duas vezes por semana de aulas teóricas no Sest Senat e três vezes por semana de prática vivencial na empresa contratante. Nesse formato, os jovens são contratados, em regime de CLT, por empresas de pequeno e médio porte, tendo uma carga-horária de 20 horas semanais.

Foto: Gil Velloso