Um passo à frente


Na contramão das notícias pessimistas sobre a economia e política brasileira, o setor de transporte rodoviário de cargas comemora uma grande conquista, reivindicada há tempos pela categoria. Totalmente modernizado, chegou o novo Registro Nacional dos Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC), obrigatório para toda empresa que exerce atividade de transporte remunerado e que pretende acabar com a informalidade no setor, aumentar a fiscalização das frotas e a segurança nas rodovias, contribuindo, inclusive, para diminuir os índices de roubos de cargas.

O novo RNTRC consiste no cadastramento de todos os veículos que fazem transporte remunerado de carga do país. Eles receberão uma tag (etiqueta) para identificação eletrônica das informações sobre o veículo e a carga, e que ficarão disponíveis para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Os dados serão transmitidos de forma automática para antenas instaladas nas principais rodovias federais. Para complementar os locais de ausência da antena, os veículos receberão dois adesivos que são colocados no cavalo mecânico e no rebocado. Um código QR (tridimensional) impresso no adesivo permitirá a leitura eletrônica das informações relacionadas ao veículo que constam no sistema do RNTRC. A fiscalização, seja da ANTT ou das polícias, vai demorar o tempo de um clique. Com essas mudanças não será mais possível carregar um caminhão que não estiver em dia com seus impostos; da mesma forma que a fiscalização de excesso de peso será feita automaticamente, já que as informações de capacidade de carga do veículo e o peso da carga transportada estarão no sistema. Teremos uma atividade mais seletiva, mais séria e respeitada, possivelmente com uma remuneração mais adequada. Portanto, faço o convite para todos os empresários do setor entrarem na nova era do transporte de cargas. A hora é agora e o Setcemg está de portas abertas para realizar o recadastramento e inscrição no RNTRC. Sérgio Pedrosa, presidente do Setcemg Artigo publicado na segunda-feira (25), no jornal O Tempo