Três Pontas (MG) forma primeira turma do Simulador de Direção
Na última sexta-feira (26), 13 motoristas de empresas de transporte de passageiros participaram do encerramento da 1ª turma do curso de Aperfeiçoamento de Motoristas para o Uso de Tecnologias Embarcadas no Veículo – Módulo Passageiro na Unidade de Três Pontas (MG). O curso foi a estreia do simulador de direção híbrido de ônibus, caminhão e carreta na unidade.
Com a chegada do simulador, a Unidade de Três Pontas (MG) oferecerá dez cursos de aperfeiçoamento abrangendo além do Uso de Tecnologias Embarcadas no Veículo, a Condução Antecipatória (segura e econômica), Condução em Situações de Risco, Transporte de Cargas Especiais e Manobra de Veículos.
Sobre o Simulador
Para aprimorar o treinamento de motoristas profissionais de cargas e de passageiros, aumentar a segurança e reduzir os custos dos transportadores, o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) passará a utilizar simuladores em seus treinamentos. O projeto “Simulador de direção SEST SENAT – Eficiência e Segurança no Trânsito” disponibilizará 60 equipamentos híbridos para capacitar motoristas de caminhão, carreta e ônibus.
As aulas teóricas e práticas acontecem em sala especialmente adaptada, onde, em um ambiente seguro e saudável, o motorista enfrenta as mais variadas situações que ocorrem nas estradas e vias urbanas – chuva repentina, neblina, óleo e animal na pista, danos nos veículos, descidas íngremes são algumas interferências.
No total, serão investidos R$ 41,56 milhões no projeto, que contempla também o desenvolvimento de cursos, horas técnicas de manutenção, capacitação de instrutores e proposta pedagógica. Cada simulador custa, em média, R$ 692,7 mil. A meta é formar 50 mil profissionais em três anos. Os alunos precisam ter carteira de habilitação nas categorias C, D ou E.
Tornar os motoristas mais completos, contribuir para uma direção segura e eficiente, propiciar um trânsito menos violento, reduzir os custos dos transportadores são objetivos do Sest Senat ao investir no equipamento, portanto, na capacitação de motoristas do transporte de cargas e de passageiros.