Transporte mais eficiente
A duplicação e as melhorias previstas no programa de concessões rodoviárias devem quase dobrar a eficiência do transporte de carga em Minas, segundo o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Setcemg). Até 2018, cinco dos mais importantes eixos rodoviários que cortam o estado devem ser duplicados (BRs 040, 116, 262, 050 e 153), permitindo que aumente de forma considerável a fluidez do tráfego. A expectativa do setor é de que seja possível equiparar a velocidade média obtida nas estradas privatizadas em São Paulo, passando dos atuais 35 km/h para 65 km/h. “Aquilo ali é coisa de primeiro mundo. É o que esperamos para Minas”, afirma o presidente da entidade, Sérgio Pedrosa. As melhorias devem permitir redução do chamado custo variável, que inclui gastos com óleo diesel, manutenção e até acidentes. Para incentivar a redução de acidentes e a maior disponibilidade da rodovia, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) acrescentou um fator de qualidade no edital de concessões das BRs 262, 050 e 153 e nas demais que compõem os sete lotes da terceira fase de concessões. O indicador garante benefício à concessionária caso ela consiga reduzir o volume de acidentes no trecho. A superintender de Exploração de Infraestrutura Rodoviária da ANTT, Viviane Esse, indica entre as possíveis medidas o reforço na sinalização, a implantação de radares e até a modificação de traçado. “A concessionária vai escolher o que é mais atrativo”, afirmou em audiência pública ontem em Belo Horizonte. Até o dia 25, a ANTT realiza audiências públicas em todos estados por onde passam as rodovias que serão concessionadas. A data é o prazo para que os interessados encaminhem propostas de alteração nas minutas dos editais. A previsão é de que os editais sejam publicados em março.
Fonte: Jornal Estado de Minas