Transporte de cargas perigosas foi tema de audiência pública
O transporte de produtos perigosos pelas rodovias que cortam o estado foi discutido em audiência pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira (2). A audiência foi solicitada pelo deputado João Vítor Xavier, a pedido da diretora de jornalismo da Rádio Itatiaia, Maria Cláudia Santos. O presidente da Fetcemg, Sérgio Pedrosa, e o diretor da Fetcemg e presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de Juiz de Fora e Zona da Mata (SETCJF), José Herculano da Cruz Filho, também participaram da audiência.
O objetivo do encontro foi debater a prevenção e os procedimentos em casos de acidentes com caminhões e carretas que transportam cargas perigosas, além dos cuidados para remoção dos produtos e a liberação das pistas.
Um plano de prevenção estadual, com procedimentos a serem adotados imediatamente em caso de acidentes, minimizando o tempo de espera foi considerado a melhor alternativa para aplicação no estado. O modelo já é utilizado no estado de São Paulo e tem obtido resultados positivos.
Participaram da audiência representantes da BHTrans, Exército, Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER-MG), Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Polícia Militar Rodoviária (PMRv), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte no Estado de Minas Gerais (Dnit), Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (IPEM-MG), Agência Nacional de Transportes Terrestres em Minas Gerais (ANTT-MG), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (Setop).
Na sessão TRC na Mídia você encontra os links das reportagens produzidas pela Rádio Itatiaia sobre o tema.
Consulte o resultado da reunião no site da ALMG.
Fotos: Sarah Torres - ALMG