TRANSPORTADORES DEBATERAM A SEGURANÇA NO SETOR


 

Na quinta-feira (8), a NTC&Logística reuniu empresários, lideranças sindicais, executivos e profissionais do setor em Belo Horizonte para a segunda edição do ano do Seminário Itinerante ComJovem, que discutiu o tema Segurança no Trânsito. A Fetcemg e o Setcemg foram as entidades anfitriãs.

Na abertura do seminário, a coordenadora da ComJovem de Belo Horizonte, Ana Luiza Magalhães, destacou a oportunidade criada pelo evento para a promoção do conhecimento e networking. “É uma honra receber este evento novamente em BH, reunindo tantos empresários e representantes da nossa cadeia de suprimentos. Tenho certeza que vamos acumular muita experiência e conhecimento”, afirmou.

O presidente eleito do Setcemg, Gladstone Lobato, destacou a importância da comissão para a formação de empresários e lideranças. “Não vejo a ComJovem como uma comissão, eu a vejo como uma escola de jovens. Tenho certeza que se eu tivesse uma comissão dessas quando jovem, meu caminho teria sido mais fácil. Portanto, agradeço ao Sérgio Pedrosa, que começou essa tarefa no início da sua gestão, e reafirmo todo o nosso apoio para a regional seguir adiante”, afirmou.

O presidente da Fetcemg, Sérgio Pedrosa, também representando o presidente da NTC, José Hélio Fernandes, reforçou a importância da participação nas entidades e comissões para o desenvolvimento dos gestores. “Tudo que um empresário precisa para fazer uma gestão melhor, a ComJovem oferece. Hoje, reafirmo a relevância do trabalho desses jovens para a sucessão nas empresas”, afirmou.

Sobre o núcleo de Belo Horizonte e Região, Pedrosa elogiou o engajamento da atual coordenação. “Quando assumi o Setcemg, a comissão estava inativa. Propusemos à Ana Luiza que ela recriasse a comissão e ela não somente cumpriu o objetivo, mas conseguiu transformar o nosso núcleo em um dos mais ativos em todo o país”, destacou.

 

Juventude e política

A primeira palestra da tarde foi apresentada pelo superintendente de operações da Transpes, Lucas Gonzales, com o tema “A Política que a Juventude Acredita”.

Gonzales propôs uma reflexão sobre a importância da inovação dentro da gestão pública, que possibilite a construção de um país com transparência, eficiência e participação da sociedade. “Hoje, não temos inovação dentro da gestão pública e é preciso colocá-la para fazermos diferente. Não precisamos de fazer política, precisamos de gestão. Precisamos resgatar o interesse dos jovens para o debate político e retomar o pensamento de que nós somos responsáveis pelo legado que queremos deixar”, destacou.

Tecnologia embarcada

O diretor comercial de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo da Sascar, Pedro Chaves, foi o segundo palestrante do evento. Com o tema “Tecnologia Aplicada para a Redução de Acidentes e Custos”, Chaves apresentou uma das soluções da empresa para ajudar os transportadores na prevenção de acidentes, o Piloto Rotograma Falado.

Com o dispositivo, é possível programar o envio de alertas em áudio para o motorista, antecipando trechos perigosos da via, perímetros urbanos, áreas escolares e até mesmo trechos com alta incidência de roubos, orientando-o para o ajustamento da velocidade do veículo ou para uma nova rota. “O Brasil gasta, por ano, R$ 7,7 bilhões com consequências de acidentes envolvendo caminhões e 90% dos acdentes são causados por falha humana. Este dispositivo é a única ferramenta no mercado que pode prevenir um acidente”, destacou.

Segurança contra roubos

O assessor de segurança da NTC&Logística, Coronel Paulo Roberto de Souza, apresentou o tema “Segurança Patrimonial”, que tratou da correta gestão de riscos nas empresas.

Souza apresentou aspectos da gestão de riscos como as principais barreiras e ferramentas disponíveis no mercado para inibir o roubo de cargas, as principais normas e procedimentos que devem ser adotadas pelas empresas e os sistemas de informação mais eficientes. “A principal ferramenta é a adoção e manutenção do comportamento dos funcionários para a mentalidade de segurança. Temos muita teconologia disponível mas é preciso que as empresas também invistam em capacitação e processos de gestão. A prevenção é princípio básico”, afirmou.

Segundo o assessor, em 2016 foram registrados 24.300 ocorrências de roubos no pais, o que gerou um prejuízo de R$ 1,360 bilhões.

Prevenção de acidentes

A gerente de Relacionamento da Trade Vale/Tnix, Lílian Lorosa, apresentou o tema “Acidentes: Prevenção é a Solução”. Segundo a palestrante, a fórmula da prevenção de um acidente é a soma de disciplina e gestão. Ela também apresentou um programa de prevenção de acidentes da Trade Vale, o “+Proteção”. “O objetivo é minimizar riscos e avarias de acidentes e gerar redução de gastos pelas empresas.

Consequências jurídicas

A advogada, vice-presidente extradordinária para Jovens Empresários da NTC&Logística e coordenadora da ComJovem Nacional, Ana Carolina Jarrouge, apresentou o tema “Melhor Prevenir do que Indenizar”. Ela mostrou casos de acidentes ocorridos com motoristas da sua empresa e suas implicações jurídicas. “Falar de prevenção é fácil, mas aprendemos mesmo é com a experiência”, alertou.

Ana apresentou as principais consequências administrativas, comerciais e jurídicas que um acidente pode causar. “Nosso setor é altamente de risco, envolve muitas responsabilidades e deve ser feito por quem entende. Portanto, conheça o segmento no qual você atua, a legislação vigente, troque experiências, esteja permanentemente atualizado e principalmente, cobre pelo serviço à altura dele”, destacou.

Gestão moderna

O gerente comercial da BGM Rodotec, Valter Luiz, apresentou o tema “Ferramentas para Gestão Eficaz de uma Empresa de Transporte”. Ele apresentou aspectos do avanço da tecnologia nos últimos anos e falou sobre a importância da tecnologia para a geração de resultados. “É necessário um choque de modernidade na gestão das empresas”.

Manutenção dos veículos

O consultor de Vendas Especiais da MAN Latin America, Glauco Juliato, apresentou o tema “Contrato de Manutenção”. Ele falou sobre a importância da manutenção preventiva e corretiva e os benefícios para uma empresa ao optar por um contrato com a própria montadora. Ele também apresentou os tipos de manutenção oferecidas pela MAN, os detalhes dos contratos, vantagens e benefícios. “Vocês são transportadores, portanto, cuidem docore business de vocês, que é a operação logística. Quem tem que cuidar do caminhão é quem entende de caminhão”, brincou.

Acidentes são evitáveis

A última palestra foi apresentada pelo engenheiro Rubem Penteado de Melo, da TRS Engenharia, que apresentou o tema “Principais Riscos de Acidentes nas Rodovias”.

Melo apresentou os seis principais riscos de acidentes envolvendo veículos de carga (tombamentos, descidas de serras, idade do condutor, sinalização eficaz, amarração de cargas e o sono) e mostrou imagens de acidentes e suas causas técnicas. “Todos os acidentes são tratados como obras do acaso, o que não é verdade. A sociedade tem a imagem de que o caminhão está associado a algo ruim, a algum risco. A verdade é que todo acidente é evitável”, finalizou.

 

O presidente da Fetcemg, Sérgio Pedrosa, participou do evento.