Terceira etapa da Pesquisa de Origem e Destino começou no sábado (1/07)


Em sua terceira etapa, a Pesquisa de Origem e Destino, ação estratégica do Plano Nacional de Contagem de Tráfego – PNCT, teve início neste sábado, dia primeiro de julho, e vai até a sexta-feira seguinte, dia 7 do mesmo mês. Com o objetivo de fazer um diagnóstico socioeconômico das viagens em rodovias federais, a pesquisa é executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT, com apoio do Comando de Operações Terrestres – COTER, do Exército Brasileiro.

O diagnóstico de tráfego é importante para a identificação dos principais corredores de transporte com gargalos logísticos e da consequente necessidade de expansão ou adequação de capacidade das rodovias, além de ser ferramenta fundamental para as atividades de projeto, construção, manutenção e operação rodoviária.

As coletas das informações dos fluxos de veículos acontecerão simultaneamente em 123 postos distribuídos nas rodovias federais brasileiras e a expectativa é que 500 mil condutores sejam entrevistados. Ao todo, 5.000 militares do Exército estarão nos postos das rodovias federais de 24 Estados (Amazonas, Roraima e Amapá não participam) para aplicarem o questionário aos motoristas de veículos de passeio e de carga. Entre as principais rodovias onde serão realizadas as entrevistas, estão a BR-116, BR-101, BR-153, BR-163 e BR-364. A pesquisa será feita por amostragem, de forma aleatória, por tipo de veículo. A participação é voluntária.

As contagens volumétricas e classificatórias de tráfego visam determinar a quantidade, o sentido e a composição do fluxo de veículos que passam por um ou vários pontos selecionados do sistema viário, numa determinada unidade de tempo.

 

Levantamento de dados

A partir de entrevistas com os condutores que transitam nas rodovias federais, serão levantadas informações como: tipo de carroceria, ano de fabricação do veículo, número de passageiros, tipo de combustível, motivo de escolha da rota, motivo de viagem, carga transportada.

A metodologia para consolidação dos dados e a aplicação de um modelo matemático, que permitirá o cálculo do tráfego para toda a malha rodoviária, serão responsabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Para a coleta dos dados, os militares vão utilizar tablets adquiridos pelo DNIT. Depois da aplicação da Pesquisa OD, os equipamentos ficarão à disposição dos servidores de todas as superintendências regionais e unidades locais para auxílio nos trabalhos de campo nas rodovias.  

Pesquisa Origem e Destino – 1° e 2° fases

Nas duas primeiras fases, foram contados e classificados 5,8 milhões de veículos e foram entrevistados 508.226 condutores. A quarta e última etapa está prevista para novembro deste ano.

1° Fase: A primeira fase da Pesquisa de Origem e Destino foi realizada em junho de 2016. Foram efetuadas 214 mil entrevistas; 3,5 milhões de veículos contados em 60 locais da região Sul.

2° Fase: A segunda fase da Pesquisa aconteceu em novembro de 2016. Foram efetuadas 297 mil entrevistas; 2,3 milhões de veículos contados em 60 locais das seguintes regiões: Sudeste, Nordeste, Sul (Santa Catarina), Norte (Rondônia), Centro-Oeste (Goiás e Mato Grosso do Sul).

Plano Nacional de Contagem de Tráfego

Em 2012, estudos desenvolvidos pelo DNIT, através do Instituto de Pesquisas Rodoviárias - IPR em parceria com a Universidade Federal de Santa Cantarina -UFSC, resultaram no novo plano de contagem de tráfego. Assim, em

O DNIT retomou, em 2014, o Plano Nacional de Contagem de Tráfego - PNCT. A identificação do comportamento do tráfego nas rodovias federais é fundamental para as atividades-fim da autarquia.

Site DNIT