Tecnologia: Com mão de obra escassa nos EUA, empresas de logística recorrem a empilhadeiras remotas


DETROIT, 19 Jan (Reuters) - Com a escassez de mão de obra sobrecarregando a cadeia de suprimentos, as grandes empresas americanas de logística ArcBest (ARCB.O) e NFI Industries planejam implantar milhares de empilhadeiras que podem ser operadas remotamente.

A startup Phantom Auto, que fabrica as empilhadeiras de controle remoto, obterá um duplo benefício dos investimentos acelerados do setor de cadeia de suprimentos em automação. A ArcBest e a NFI disseram em comunicado na quarta-feira que também participarão de uma rodada de investimentos de US$ 42 milhões na Phantom.

O investimento em automação industrial aumentou durante a pandemia , segundo dados da Association for Advanced Automation.

A Phantom e a ArcBest vêm desenvolvendo em conjunto empilhadeiras que podem movimentar mercadorias em armazéns e fábricas por conta própria ou enquanto são operadas por um motorista sentado a quilômetros do local de trabalho.

A tecnologia pode permitir que um operador pilote várias empilhadeiras em diferentes locais, e os sistemas remotos também podem fazer backup de veículos projetados para operar de forma autônoma.

ArcBest e Phantom disseram que pretendem trabalhar juntos para vender empilhadeiras autônomas com capacidade de operação remota.

A Phantom Auto começou a vida focada no desenvolvimento de sistemas para operar remotamente táxis robóticos sem motorista, mas mudou o foco para a automação industrial. A tecnologia de operação remota "dissocia o trabalho do local", disse o cofundador da Phantom, Elliot Katz. A pandemia acelerou o interesse por essa tecnologia, aumentando as preocupações com a saúde sobre o trabalho em ambientes fechados e diminuindo o número de pessoas dispostas a trabalhar em armazéns e fábricas, disse ele.

O diretor de inovação da ArcBest, Michael Newcity, que se juntará ao conselho da Phantom, disse à Reuters que a empresa de transporte e logística está conversando com clientes dos setores automotivo e de varejo sobre a implantação de empilhadeiras usando o sistema de operação remota da Phantom.

“Todos os clientes com quem estamos conversando estão crescendo”, disse Newcity.

Katz disse que a NFI planeja implantar empilhadeiras em sua própria operação que seriam operadas remotamente o tempo todo.

A Phantom anunciou no ano passado uma parceria com a empresa francesa de logística Geodis para desenvolver empilhadeiras operadas remotamente.