Taxista Nota 10 continua capacitando motoristas em todo país
Como preparação para os eventos da Copa de 2014 que serão realizados no Brasil, a Confederação Nacional do Transporte (CNT), em parceria com o Serviço Social do Transporte (Sest), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), a Escola do Transporte e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), vai oferecer gratuitamente programas educacionais para os taxistas nas áreas de gestão de negócios e línguas estrangeiras. Os cursos são todos online com material didático adequado para aprendizagem nessa modalidade.
O Programa Taxista Nota 10 pretende capacitar 80 mil profissionais até 2014 em todo o país. O treinamento desse profissional será muito importante na recepção de todos que chegarão ao Brasil para os eventos esportivos.
O primeiro a ser formar em inglês pelo programa na Unidade B do Sest Senat de Santana do Paraíso (MG), Julio Cesa Geremias Guim elogiou o curso. O taxista, que agora faz espanhol também pelo programa Taxista Nota 10, disse que saber uma nova língua é um diferencial muito importante na profissão. “Falando uma língua estrangeira, você estápasso à frente dos outros. Você consegue se comunicar com o passageiro, entender, indicar lugares e acaba até sendo indicado para mais corridas”, comenta.
Os cursos de línguas estrangeiras – inglês e espanhol - têm duração de 120 horas e vocabulário personalizado, adaptado à linguagem e ao dia a dia do taxista. Os alunos recebem o material didático com os cadernos do aluno, de exercícios, o de autoavaliações e o CD de áudio. Após o término, o taxista realiza uma prova escrita na unidade do Sest Senat em que se inscreveu e recebe o certificado de conclusão de curso.
Os taxistas podem ainda fazer o curso de gestão de negócios, em que aprenderão sobre diversos temas em um conteúdo divertido, leve e agradável em formato de jornal. Em versão impressa e eletrônica, com periodicidade mensal, a publicação terá matérias sobre empreendedorismo, turismo e hospitalidade, gestão financeira, administração do tempo, marketing pessoal, legislação, direção defensiva, condução econômica, primeiros socorros, entre outros.
Para Julio Cesa, a realização do curso fora da dependência da unidade é um diferencial. “O material é ótimo, de fácil compreensão e com linguagem clara. A possibilidade de fazê-lo nos intervalos entre as corridas ou em casa foi um diferencial e me ajudou bastante na sua realização”, explica.
Normalmente, os taxistas são o primeiro contato dos turistas estrangeiros com os brasileiros, daí a importância de estarem bem preparados para prestar cada vez mais um serviço de qualidade. E o cotidiano dos taxistas mostra as dificuldades enfrentadas para quem não está bem preparado. “Comunicar só com gestos fica difícil. Sabendo outra língua, o taxista se sente seguro consigo mesmo e pode conquistar mais corridas com a própria indicação dos passageiros. Eu já passei por uma situação em que precisei do inglês e a realização do curso me ajudou, pois consegui entender bem o que os turistas diziam e fui bem compreendido e até indiquei lugares para eles irem”, celebra.
Segundo o motorista, ele ficou sabendo do curso pela internet e também através de uma ação do Sest Senat em uma reunião realizada pela prefeitura de Santana do Paraíso e resolveu se inscrever. Agora ele indica para os amigos. “Fiquei mito feliz em fazer e mais ainda em ter sido o primeiro a me formar. Fiquei realmente satisfeito. Já até falei com meus amigos taxistas que vale muito a pena fazer, o método é simples e fácil de entender. E ajuda muito no dia-a-dia”.