Sulgás testa caminhão de lixo movido a GNV em Porto Alegre


O primeiro caminhão movido a gás natural veicular para aplicação em coleta de lixo no Brasil, desenvolvido pela Iveco, está sendo testado em Porto Alegre pela Companhia de Gás do Estado - Sulgás e pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). Os testes fazem parte de um projeto de desenvolvimento do mercado de gás natural veicular para veículos pesados, promovido pela Iveco, Sulgás, Revita Engenharia Ambiental e DMLU.

Desenvolvido pela Iveco, o veículo está sendo na Capital pala Sulgás e DMLU

O acordo também envolve a PUCRS, que irá monitorar as emissões de poluentes na atmosfera e o desempenho do caminhão nas rotas de coleta, além de ser responsável pela metodologia utilizada para o tratamento de dados. Após seis meses de testes, será feito um estudo sobre os impactos positivos da conversão de toda a frota de veículos de coleta de lixo na Capital para caminhões GNV. "Se os resultados confirmarem a viabilidade técnica e econômica desta iniciativa, será mais um passo para a melhoria da qualidade do ar nas grandes cidades", destaca o diretor presidente da Sulgás, Roberto Tejadas.

O veículo tem 16 toneladas de Peso Bruto Total (PBT) e é equipado com um motor Iveco-FPT NEF 6, de seis cilindros. A capacidade de armazenamento é de 126 metros cúbicos de gás. A concessionária Bivel, localizada em Canoas, será responsável pela manutenção e pós-venda do caminhão. "Nas últimas décadas, a Iveco investiu em pesquisas para a produção de veículos ecológicos e, hoje, é líder em tecnologia GNV do mundo. O Brasil só tem a ganhar com esses projetos de viabilidade, e a Iveco quer ser a protagonista nesse cenário de transporte sustentável", afirma Davi Lunardi, diretor do segmento de veículos pesados da montadora.

O projeto é mais uma iniciativa da Iveco na aplicação de tecnologias voltadas para o uso de combustíveis limpos ou renováveis. Em junho, a montadora entregou um Iveco Daily Furgão GNV 35S14G, modelo europeu, para testes com a Patrus Transportes com o objetivo de pesquisa de desempenho, consumo de combustível e resistência, a fim de melhorar a mobilidade e a qualidade do trânsito na capital mineira, no que diz respeito à entrega urbana. O acordo envolve ainda Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte, Gasmig, Fetcemg/Setcemg e UFMG.

Fonte: Portal Governo do Estado do Rio Grande do Sul