Sistema RNTRC segue instável
O sistema de cadastramento e recadastramento do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), segue instável, causando transtornos para os transportadores e caminhoneiros. Na manhã desta segunda-feira (27), o sistema está inoperante.
O sistema ficou indisponível do dia 23 de julho até o dia 10 de agosto devido a um processo de migração de dados para um novo sistema interno do RNTRC. Desde o dia 10, quando voltou a funcionar, o sistema passa por longos períodos de instabilidade.
Sem um tempo médio previsto para concluir o registro, os transportadores precisam aguardar por um longo período para conseguirem fazer o procedimento e se for um novo cadastro, a demora é ainda maior. "Estamos conseguindo fazer, em média, vinte registros por dia", explica Arnaldo Ferreira, coordenador do registro do Setcemg.
Os sindicatos filiados à Fetcemg são pontos de cadastramento do RNTRC homologado pela ANTT e não têm como atender a todas as demandas dos transportadores, tendo em vista a morosidade do sistema. Qualquer informação nova, a Federação continuará divulgando aos usuários do sistema pelo site e por suas redes sociais.