Setor de transportes debate impactos ambientais e novas tecnologias durante Conferência ECO
Com os objetivos de debater a relação entre transporte e meio ambiente de maneira diferenciada e apresentar tendências, novas tecnologias e soluções,a Associação Nacional dos Transportadores de Carga e Logística – NTC&Logística –, em parceria com a Reed ExhibitionsAlcantara Machado, idealizou a Conferência ECO Transporte & Logística. Em sua segunda edição,o evento ocorre paralelamente à Fenatran, em São Paulo, com o intuito de reunir profissionais do setor do transporte de cargas, empresários e gestores para o debate com o público. A necessidade de criar alternativas sustentáveis para o transporte rodoviário de cargas é uma das principais motivações da conferência. “Vivemos um momento de desequilíbrio ambiental que vem sendo causado pela falta de ações sustentáveis no setor, por isso, somos parceiros da ECO Transporte & Logística e vamos nos aprofundar ainda mais em questões referentes à mobilidade urbana com ênfase especial ao abastecimento nos grandes centros urbanos”, explica Flávio Benatti, presidente da NTC&Logística. Durante o primeiro dia da conferência, a intermodalidade será um dos principais assuntos abordados. Segundo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES –haverá um investimento de mais de R$ 240 bilhões em projetos logísticos no país nos próximos anos, sendo R$ 50 bilhões apenas em ferrovias e portos até 2017. Entre todos os modais, o transporte rodoviário é responsável pela circulação de 67% de toda a carga em território nacional, enquanto o modal ferroviário, ideal para o transporte de minérios, responde por menos de 20%, segundo pesquisa do Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos). A renovação de frota também será um dos temas tratados durante o evento. “A frota atual de caminhões no Brasil tem uma idade média quase 13 anos, segundo a ANTT, porém a idade do veículo do autônomo é a mais alta, com 18,6 anos, enquanto as empresas de transportes têm uma frota, em média, com oito anos”, explica Flávio Benatti. Um dos principais problemas de veículos antigos é a alta emissão de poluentes na atmosfera. “Em 2012, foi implantado o Euro 5 (Proconve 7), e todos os caminhões fabricados a partir de janeiro já seguiam com as exigências para redução da poluição veicular, porém alterar o perfil da frota levará algum tempo”, salienta. Outros temas como eficiência energética, intermodalidade, gerenciamento de fornecedores e logística reversa também serão debatidos durante os dois dias de evento. Veja neste link a programação completa. Fonte: NTC&Logística