Setor de transporte de passageiros celebra resultados ambientais em premiação da FETRAM


A Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais (FETRAM) e o Programa DESPOLUIR realizaram, na quinta-feira (24/6), a solenidade de entrega do Prêmio FETRAM de Qualidade do Ar 2025. O evento aconteceu no auditório do Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte, e reuniu representantes do setor de transporte em reconhecimento às empresas que se destacam pelo compromisso com a sustentabilidade.

O presidente da FETCEMG e do CRMG, Gladstone Lobato, prestigiou a cerimônia e participou da entrega dos troféus ao lado do presidente da FETRAM, Rubens Lessa. Também representaram a FETCEMG a coordenadora do Programa DESPOLUIR para o Transporte de Cargas, Amália Pedrosa, e a gestora administrativa da entidade, Vanessa Borges.

Ao todo, 131 empresas de transporte de passageiros foram homenageadas por sua participação ativa no Programa DESPOLUIR ao longo de 2025. Criado em 2007, o programa já realizou mais de 380 mil aferições ambientais em Minas Gerais, contribuindo para a redução das emissões veiculares e para o desenvolvimento sustentável da atividade de transporte de passageiros. Somente em 2025, no segmento de passageiros, foram realizadas 38.263 aferições, além de 710 visitas técnicas às empresas mineiras.

O Programa DESPOLUIR no Transporte de Cargas em Minas Gerais é gerido pela FETCEMG. As empresas interessadas podem conhecer mais sobre a iniciativa e agendar a aferição ambiental de suas frotas por meio do portal da entidade ou pelo email despoluir@fetcemg.org.br