SETCJF se reúne com agente de endemias para campanha de combate ao Aedes aegypti
No dia 21 de março, o SETCJF participou de um bate-papo junto à equipe de educação em saúde da Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora. O objetivo do encontro foi conversar e instruir sobre o controle ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Na oportunidade, o agente de combate às endemias, Roberto das Neves dos Santos, conversou com o gerente da instituição, Osvaldo Filho, sobre as formas de evitar a proliferação do mosquito, principalmente no que diz respeito ao setor de transporte de cargas. Como forma de explicar melhor sobre o vetor, o agente trouxe larvas e uma amostra do mosquito, explicando sobre o ciclo de vida do mesmo, a forma como se reproduz e os riscos que apresenta para a sociedade.
Roberto explica que a prevenção deve ser sempre primordial: “o mais importante sobre o combate ao Aedes aegypti é que nós sejamos multiplicadores dessas questões. O que pode ser feito contra a reprodução do mosquito é realmente a prevenção. Ações químicas como fumacê são válidas, porém o mais importante é a prevenção, que deve ser um hábito”.
O encontro foi muito proveitoso, deixando em aberto uma nova possibilidade de conversa e visita a algumas empresas de transporte de Juiz de Fora. “Essa foi a oportunidade de nos qualificar a respeito de um assunto de extrema importância para a sociedade. Além da relevância da ação social que o sindicato pretende trabalhar junto às empresas, visto que trata-se de uma entidade que, entre outras coisas, procura dar suporte à seus associados e demais companhias do setor”, destacou o gerente do SETCJF.
Fonte: SETCJF