Setcemg reuniu o GT de Segurança Logística
Na quinta-feira (27), representantes das polícias Militar e Civil, transportadores e lideranças do setor estiveram na sede do Setcemg para a reunião do Grupo Técnico de Segurança Logística – GT de Segurança. O encontro teve como pauta os primeiros resultados do projeto Carga Segura.
Segundo o assessor de Segurança Patrimonial da Fetcemg e coordenador do GT, Ivanildo Santos, após a criação do projeto Carga Segura os roubos de cargas diminuíram em Belo Horizonte e Região Metropolitana. “Houve uma queda de 27% no número de roubos entre junho e setembro comparando com o mesmo período de 2015, segundo dados da Polícia Militar (PMMG) e Polícia Civil (PCMG). Esse período coincide com a criação do projeto”, afirmou.
Outro ponto abordado foram as barreiras para o enfrentamento do crime. Segundo o responsável pela 2ª Companhia de Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Lemos, a troca que informações entre as polícias e os transportadores melhorou consideravelmente com a criação do grupo. “A velocidade da informação é o que nos ajuda. O tempo ganho com a troca de informações no grupo é um diferencial”, explicou.
Para ajudar no processo de treinamento dos colaboradores sobre como agir em caso de roubo de cargas e também como criar ações para prevenir o crime, a PMMG realiza palestras dentro das transportadoras. Segundo os integrantes do GT que já receberam a PMMG em suas sedes, a ação tem feito a diferença. “A palestra muito boa. Ter a presença da polícia dentro da empresa está sendo ótimo, pois assim integra e aproxima as transportadoras das polícias”, afirmou o gerente regional da Braspress, Marcello Figueiredo.
Projeto é exemplo para outros estados
A ação tem sido modelo para outras entidades no combate ao roubo de cargas. “Representantes de entidades do setor de Brasília, Paraná e Espírito Santo que estiveram presentes na reunião realizada durante O 17° EMTRC e RIOMINASTRANSPOR 2016, elogiaram o Projeto Carga Segura e a atuação da 6ª Delegacia de Repressão às Organizações Criminosas/Cargas, da Divisão de Operações Especiais (Deoesp), e já querem desenvolver ações semelhantes”, comentou Ivanildo.
O GT de Segurança voltará a se reunir no dia 24 de novembro.