Setcemg realizará capacitação sobre transporte de produtos perigosos


O transporte de produtos perigosos é considerado uma atividade de impacto ao meio ambiente, estando sujeita à regularização ambiental no Estado de Minas Gerais (SUPRAM) e na União (IBAMA). Devido ao seu potencial de acidentes e a possibilidade de contaminação das pessoas e dos produtos transportados, no Brasil existe uma ampla gama de normas reservadas ao controle do transporte terrestre de cargas perigosas.

Com foco nesse cenário, no próximo dia 15 de março, o Setcemg traz em sua sede a engenheira química e uma das maiores autoridades do Brasil no assunto, Glória Santiago Marques Benazzi, para tratar de um importante tema para o TRC, o “Transporte de Produtos Perigosos”. O objetivo é levar ao conhecimento de todos quais são as exigências, atualizações e novidades dispostas nas normas, capacitando os interessados para a realização de um transporte seguro. Serão abordados temas que vão desde a classificação de produtos perigosos até procedimentos exigidos para sua expedição, incluindo documentação necessária, correta marcação e rotulagem e atendimento a situações de emergências.

Assim, o participante será capaz de julgar e tomar decisões acertadas quanto às operações e/ou rotinas envolvendo produtos perigosos, bem como preparar o embarque rodoviário de produtos perigosos, com base Legislação e Normas Técnicas, considerando as exigências estabelecidas na Resolução 3665/11 e 420/04 da ANTT e suas atualizações e Portarias do Inmetro sobre embalagens.

Para o assessor jurídico-ambiental do Setcemg, Walter Cerqueira Rocha, é uma excelente oportunidade de trazer a legislação deste tipo de transporte, além de tirar dúvida sobre procedimentos para sua realização. “A participação de todos no treinamento é muito importante, já que o transporte incorreto dos produtos perigosos pode implicar em multas, processos civis e até mesmo criminais para as transportadoras e para os responsáveis pelas operações de transporte. Diariamente, assistimos empresas com sérios problemas legais que poderiam ser evitados com o conhecimento sobre as normas de produtos perigosos e sua correta aplicação. Por isso, recomendamos a todos esse treinamento”, conclui.

 

Para outras informações sobre treinamentos acesse o site ou envie um e-mail para treinamento@setcemg.org.br.