Setcemg lança campanha de conscientização do motorista


Na manhã desta sexta-feira (24), o Setcemg, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Belo Horizonte e Região Metropolitana (STTRBH) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) lançaram, no Sest Senat do Bairro Serra Verde, em Belo Horizonte, a campanha "Eu Cumpro".

O objetivo da campanha é informar sobre a legislação do motorista profissional e conscientizar todos sobre a importância do seu cumprimento para um trânsito seguro e, assim, diminuir o número de acidentes envolvendo caminhões. A campanha é dirigida aos transportadores, motoristas do transporte rodoviário de cargas e a sociedade de forma geral com a distriuição de cartilhas, panfletos, cartazes, banners, spots de rádio, mídias sociais e adesivação de caminhões.

"Uma campanha como essa, de conscientização do cumprimento da legislação do motorista profissional, é inédita no Brasil", afirmou o advogado Paulo Teodoro Nascimento, assessor Jurídico do Setcemg, que coordenou a apresentação da campanha. Ele ressaltou que o Setcemg realizou diversos treinamentos e palestras explicando detalhadamente as novas regras que envolvem a profissão do motorista e a campanha vem reforçar a necessidade de seu cumprimento.

O secretário-geral do STTRBH, Camilo Lelis Moreira, ressaltou que a lei do motorista é resultado de 30 anos de luta do setor e que é preciso redobrar a consciência de todos para sua aplicação.

Atualmente, há um conjunto de regras que estabelece os direitos e deveres do motorista profissional, além do Código de Trânsito e da Consolidação das Leis trabalhistas (CLT). A principal delas é a Lei 13.103/15, que estabeleceu alterações nas leis 12.619/12 e 11.442/07.

A campanha lançada hoje irá desdobrar-se até o final do ano com a distribuição de cartilhas e panfletos em blitzes em parceria com o Sest Senat, participação ativa em redes sociais, programetes de rádio e adesivação nas laterais de caminhões.

D'Granel expõe caminhão adesivado

A empresa D'Granel Transportes disponibilizou para o lançamento da campanha um dos seus caminhões que foram adesivados, um Volvo 2015, demonstrando seu apoio à iniciativa do Setcemg. Caminhões da Expresso Alvorada e da Braspress também já estão adesivados e outras empresas associadas já confirmaram sua participação na campanha. São elas: Transportes Martins, Transpedrosa, M200 e Sete Lagos.

Aquelas empresas interessadas em participar devem entrar em contato com o Núcleo de Comunicação do Setcemg/Fetcemg pelo email imprensa@setcemg.org.br ou comunicacao@fetcemg.org.br.

Imagens

As imagens da campanha foram feitas na Tora Transportes e na TG Transportes com seus caminhões. Os motoristas Everaldo Martins de Souza e Edson Delfino de Andrade, da TG Transportes, e Anderson Moreira da Cunha, da Tora Transportes, posaram, gentilmente, para campanha.

O Setcemg agradece a participação de suas associadas nesta campanha!