Setcemg e Fetcemg homenageiam as mulheres no Outubro Rosa no Transporte


Para celebrar e apoiar o Outubro Rosa, campanha mundial de conscientização para a prevenção do câncer de mama e valorização da saúde da mulher, o Setcemg e a Fetcemg realizaram nesta quarta-feira (29), na sede do sindicato, o evento Outubro Rosa no Transporte. Estiveram presentes homens e mulheres representantes das empresas Bravus Transporte e Logística, Cesa Logística, Empresa de Transportes Martins, Paulo Teodoro Advogados Associados, Sest Senat, TG Transportes, Tora/Usifast e Vito Transportes, além de colaboradores do Setcemg e da Fetcemg.

O evento teve início com a apresentação da enfermeira da Promed Assistência Médica, Luciana Corrêa, que apresentou um cenário sobre o câncer de mama, alertando para os fatores de risco, a prevenção, a identificação dos sintomas e o tratamento. “O câncer de mama é considerado o segundo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. Nem os homens estão livres da doença. Por isso é fundamental todo tipo de discussão e alerta para a importância das pessoas observarem seu corpo e ficarem atentas para os fatores de risco”, comentou. Segundo a enfermeira, são estimados para 2014 mais de 57 mil novos casos da doença.

Na sequência, o público conferiu a apresentação da master-coach, consultora e facilitadora de processos de negócio, Raquel Maia Yasaili, que apresentou o tema principal do encontro: “O novo papel da mulher”.

Raquel promoveu um bate-papo com exercícios dinâmicos em uma abordagem sobre os diversos papeis da mulher e o desafio da busca pelo respeito, força, melhores oportunidades e de energia para assumir uma vida com excelência e leveza. “Está cada vez mais estressante e angustiante para as mulheres lidar com todos os seus papeis. Elas necessitam resgatar uma energia extra para viver uma vida equilibrada, realizada, motivada e feliz”, comentou.

Ela explicou que o primeiro passo para o resgate dessa energia é estar presente. Ter consciência do que se está fazendo e priorizar ações e sentimentos positivos e realmente necessários. “Nós humanos temos, em média, 70 mil pensamentos por dia. Se não colocarmos atenção no que, de fato, queremos priorizar, seguiremos no 'piloto automático' e continuaremos repetindo padrões que não nos representam, perdendo energia e tempo com o que não tem importância”, afirmou. “Estamos em um mundo cada vez mais acelerado, agitado e agressivo. As pessoas “explodem” cada vez mais facilmente e, muitas vezes, isso nos leva a ficar rígida, perder nossa essência feminina. Resgatem sua sensibilidade, feminilidade e suavidade. Nós temos o papel de trazer essa energia para o mundo. Se nós mudamos a nossa consciência e entramos num novo estilo de vida, nós não daremos mais a nossa luz interior aos homens”, completou.

Após as apresentações, foi oferecido um coquetel aos participantes para celebrar o encontro. E presença de destauqe foi a equipe de colaboradoras da Expresso Nepomuceno, que prestigiou o evento devidamente uniformizada pela data. A assistente administrativo financeiro, Maria de Lourdes Melo, contou que a empresa dá todo apoio a esse tipo de iniciativa. “Na Expresso Nepomuceno, todos os anos nós celebramos eventos como o Outubro Rosa, Novembro Azul e Dia da Mulher. A empresa acredita e apóia toda iniciativa pela integração dos funcionários, sobretudo, para conscientizar pela importância do cuidado com a saúde. Por isso, é nosso dever apoiar iniciativas como essa”, afirmou.

O Setcemg e a Fetcemg agradecem a todos os participantes.