Setcemg discutiu desempenho do setor no Café com Palestra


Mais de 80 pessoas, entre transportadores e representantes de fornecedores de transportes, participaram na última terça-feira (7), do Café com Palestra do Setcemg, que apresentou o tema “O Desempenho do TRC em 2016 e Perspectiva para 2017”, com o assessor técnico da NTC&Logística, Lauro Valdivia.

O Café com Palestra foi aberto pelo diretor do Setcemg e presidente da Patrus Transportes Urgentes, Marcelo Patrus, que lembrou seu pai, Marum Patrus, um dos fundadores da Fetcemg, que o ensinou desde a adolescência a importância da convivência com seus pares nas entidades sindicais. “Concorrentes ou não a participação nas entidades de classe é muito importante, pois nossos problemas são os mesmos”, afirmou.

Com desafios semelhantes, as entidades de classe buscam e estudam soluções para os transportadores. Uma delas é a publicação da Tabela Referencial de Custos dos Transportes, elaborada pelo Departamento Técnico da NTC&Logística.

Para Patrus, este é um material que todo transportador deve ter em mãos quando for visitar seus clientes, pois na tabela há o detalhamento de cada item tarifário que compõe o transporte rodoviário de cargas.

O assessor técnico da NTC, Lauro Valdivia, explicou detalhadamente a tabela e também a criação da Taxa de Emergência Excepcional (Emex), criada recentemente pela NTC para minimizar os efeitos assombrosos do roubo de cargas nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de Vitória.

Valdivia apresentou e analisou, também, o resultado da pesquisa feita pela NTC&Logística em conjunto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre o mercado do transporte rodoviário de carga em 2016 em âmbito nacional e em Minas Gerais, apontando o desempenho das empresas, situação em que se encontra o frete e as perspectivas do setor para 2017.

Valdívia discutiu ainda sobre o alargamento no prazo de recebimento do frete. "Tem empresa de transporte que demora até 120 dias para receber o frete pelo serviço prestado. Mas precisa cobrir custos de operação que vencem em 30 dias ou menos. Uma situação insustentável para os empresários", disse.

Todos os participantes receberam a tabela referencial de custos da NTC&Logística para a carga fracionada e lotação e informações detalhadas sobre a Emex.

 

Apoiadores do Setcemg

O Setcemg agradece a todos os seus apoiadores que junto com o sindicato realizam eventos de qualidade para o transporte de cargas em Minas Gerais.

APOIADORES