Sest Senat realiza última etapa de projeto que oferece atendimentos de saúde a profissionais do transporte
Caminhoneiros de 12 cidades serão atendidos até sexta-feira; ação faz parte do Programa CNT SEST SENAT de Prevenção de Acidentes
Caminhoneiros de 12 cidades têm a oportunidade de cuidar da saúde de maneira gratuita até sexta-feira (10/11) em nova ação promovida pelo SEST SENAT. O evento tem como objetivo oferecer melhores condições de saúde aos trabalhadores do transporte e contribuir para um trânsito mais seguro.
A iniciativa faz parte do Programa CNT SEST SENAT de Prevenção de Acidentes – Etapa Transportando Saúde nas Cidades e será promovida em Marabá (PA), Imperatriz (MA), Cabo de Santo Agostinho (PE), Itabuna (BA), Rondonópolis (MT), Dourados (MS), Patos de Minas (MG), Viana (ES), Barra Mansa (RJ), Queluz (SP), Ponta Grossa (PR), Uruguaiana (RS) e Natal (RN).
Durante a ação, os trabalhadores receberão dicas nutricionais e orientações sobre os riscos do uso de álcool e drogas. Também serão realizados atendimentos de saúde bucal, aferição de pressão arterial e aulas de ginástica laboral, com foco na prevenção de doenças da coluna. Os atendimentos serão realizados em locais de grande circulação desses profissionais, como postos de abastecimento, postos da PRF, portos e terminais de cargas e Unidades Operacionais do SEST SENAT.
Pesquisa realizada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) sobre o perfil dos caminhoneiros mostra que, devido à rotina de trabalho, esses profissionais não têm muito tempo para cuidar da saúde. Segundo o levantamento, 20,5% dos caminhoneiros só procuram profissionais quando os sintomas da doença se agravam; 24% afirmaram utilizam ou já utilizaram medicamento controlado. Desse total, 57,7% para hipertensão e 14,5% para problemas de diabetes. 59,9% disseram consumir bebida alcoólica apenas aos finais de semana. Sobre o uso de drogas, 45,6% afirmaram já ter recebido oferta de algum tipo de droga ou substâncias ilícitas e 12,1% chegaram a experimentar. A pesquisa ouviu 1.066 caminhoneiros (autônomos e empregados de frota), em todas as regiões do Brasil.
Desde julho, o projeto atendeu mais de 13 mil trabalhadores do setor, incluindo caminhoneiros, taxistas e profissionais do transporte coletivo de passageiros.
Veja o calendário com a ação em Minas Gerais:
PATOS DE MINAS (MG)
Dias 7 e 8, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, na Rodovia MGC-354 - Km 171 / Balança de Pesagem do DEER-MG