Sest Senat oferece serviço gratuito de fisioterapia para profissionais do transporte
A fisioterapia é um dos tratamentos realizados na busca pela reabilitação de pacientes que sofreram acidentes, passaram por cirurgia ou traumas ósseos e musculares, buscando maximizar a qualidade de vida e melhorar o potencial de movimento de cada pessoa.
Segundo a Confederação Mundial de Fisioterapia (WCHPT), a fisioterapia é responsável por promover, desenvolver, manter e reabilitar as capacidades de mobilidade e funcionalidade das pessoas, pois ela ajuda a recuperar a função dos membros lesados e o movimento. Mas, além do poder de reabilitação, a fisioterapia proporciona bem-estar físico geral e vida mais saudável e ajuda a prevenir lesões.
Pensando na saúde e bem estar do trabalhador em transporte, o Sest Senat disponibiliza em suas unidades atendimento gratuito de fisioterapia. Em 2015, só no estado de Minas Gerais, foram 45.379 atendimentos nesta área da saúde.
Para o fisioterapeuta da unidade do Sest Senat - Belo Horizonte (Jardim Vitória), Bruno Costa, a fisioterapia "é uma ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas, na atenção básica, média e alta complexidade".
Além disso, é muito importante que o paciente tenha o diagnóstico correto e o acompanhamento de um profissional habilitado quando ocorrem lesões, pois assim garante uma busca na melhoria do quadro, dando-o mais qualidade de vida. "Através do conhecimento adquirido, instrumentos específicos, tecnologias e de nossas próprias mãos, somos capazes de diagnosticar, planejar e tratar as dificuldades apresentadas pelos pacientes, assim como também otimizar seus desejos de sempre melhorar seu estado/performance corporal. Atuamos em vários âmbitos tais como: ortopédica/traumatológica, cardiologia, respiratório, dermatofuncional, uroginecologia, ergonomia, neurologia, neuropediatria, esportes, dentre outros", explica o fisioterapeuta.
Para ele o que motiva a profissão é ver a melhora na qualidade de vida dos seus pacientes. "Os fisioterapeutas têm um interesse genuíno em ajudar as pessoas, sendo necessárias boas habilidades interpessoais, paciência e compreensão, além de ter a capacidade de motivar e incentivar as pessoas. Devemos também, compartilhar nossos conhecimentos com o paciente, familiares e outros prestadores de cuidados de saúde", conclui.
Para a paciente da unidade, Lucia do Carmo, a fisioterapia foi essencial na sua recuperação. Ela conta que quase rompeu o tendão do ombro e também tinha hérnias de disco quando procurou pelo serviço. "A fisioterapia foi uma alternativa dada para não ter que fazer uma cirurgia. Quando cheguei na unidade, quase não levantava o braço, tarefas simples eram um sacrifício. Hoje, depois de muitas sessões, não tenho mais dor, fiquei mais independente, pois consigo fazer tudo sozinha, além de ter tratado outros problemas que apareceram no decorrer deste período. Já estou quase recebendo alta e pronta para viver a vida com mais qualidade, graças ao trabalho desenvolvido no Sest Senat", comemora.
Clique aqui e entre em contato com a unidade mais próxima de você e agende uma avaliação.