Sest Senat lança campanha nacional de combate ao Aedes aegypti
O Sest Senat entra na luta para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e a zika. A camanha, que é nacional, visa promover a conscientização sobre o problema.
Com o tema “Não dê carona ao Aedes aegypti”, a ação dá dicas sobre cuidados simples, porém fundamentais, que devem ser adotados no cotidiano para conter a proliferação do mosquito.
Entre as medidas que têm um papel decisivo nessa luta está o cuidado com pneus. Se eles não forem mais utilizados para rodar é recomendado que sejam furados ou cortados ao meio e dispostos com a abertura para baixo. Ou, então, o descarte deve ser feito corretamente. O ideal é entrar em contato com a prefeitura, comerciantes ou fabricantes para identificar pontos de coleta.
Outros utensílios, como lonas, reboques ou mesmo implementos e veículos que ficam parados por muito tempo também devem ser verificados, pois podem se tornar criadouros do mosquito.
A própria carroceria do caminhão, quando não é totalmente fechada, pode se tornar um criadouro do mosquito se conter água parada e ainda pode servir como transporte do inseto para várias outras partes do país.