SEST SENAT lança campanha de valorização da mulher


A trajetória das mulheres na história é marcada por lutas, conquista de espaço e de direitos. O Dia Internacional da Mulher é celebrado desde o início do século 20 e, a cada ano, as mulheres tem conseguido mais espaço em locais ou posições que antes eram considerados como majoritariamente masculinos. Nas boleias dos caminhões, em cabines de ônibus, no cockpit dos aviões, e no comando de navios e trens, o setor de transporte é lugar para mulher sim.

É com esse slogan que o SEST SENAT lança uma grande campanha de valorização da mulher no setor de transporte. Além das peças nos sites e nas redes sociais com depoimentos de quem vive esta realidade, será lançado o edital de um curso de formação exclusivo para mulheres atuarem no transporte de cargas e assinado um acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para aumentar a empregabilidade feminina no setor.

“Muita gente acha que mulher não consegue trabalhar com um caminhão tão difícil de controlar como o rodotrem. O preconceito vem de todos os lados, mas eu escolhi olhar para frente. E estou aqui há 13 anos”, conta Cleusa Maria Ximendes, motorista de rodotrem – caminhão com três articulações. 

Muito além da celebração do mês de março, algumas empresas do setor de transporte sempre consideraram que as mulheres precisam ter pé de igualdade com os homens na questão de empregabilidade no segmento. Na Braspress, por exemplo, 28% dos motoristas da empresa são mulheres. “Competência não tem sexo. Em qualquer atividade ou setor, homens e mulheres são seres humanos e precisam ter sua valorização profissional igualitariamente falando”, enfatizou Urubatan Helou, diretor presidente da Braspress.

O Sistema CNT acredita que o setor transportador pode e deve ser ocupado e representado cada vez mais por figuras femininas. Para isso, valoriza a formação de mulheres em carreiras do setor do transporte por meio de parcerias e acordos de cooperação com grandes empresas e com o governo para qualificação e empregabilidade deste público. 

A campanha do SEST SENAT este ano já conta com apoio do Movimento A Voz Delas, da Mercedes-Benz, e do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Empresas e instituições que queiram fazer parte desse grande movimento, podem acessar as peças e utilizar em suas redes sociais pelo link: https://bit.ly/transportelugarpramim

Fonte: SEST SENAT