Sest Senat Juiz de Fora – Segurança no Trânsito


Especialistas voltam a defender a educação para o trânsito

Mais uma etapa regional da Zona da Mata do Ciclo de Debates Siga Vivo: pelo fim da violência no trânsito foi concluída, na tarde do dia 25 de julho, com a realização de uma Mesa Redonda, abordando o tema “Por uma Maior Segurança no Trânsito”, em Juiz de Fora.

Ponto de consenso entre os especialistas que participaram do evento, a importância da educação para o trânsito foi o tema central dos debates. Apresentado com exemplos reais, como os acidentes quem ocorridos com os cantores Pedro Leonardo e Martinália, a gerente de Educação para o Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), Rosely Fantoni, falou sobre a baixa exigência do País quanto a itens de segurança nos carros. “Os jovens também querem carros com som e não com air-bags”, critica.

Segundo ela, a falta de educação para o trânsito obriga o DER a instalar radares e redutores de velocidade quando as estradas são reformadas, por exemplo. Entre os problemas detectados pela fiscalização em Juiz de Fora, ela citou o desrespeito à faixa de pedestres, o álcool, o celular e até mesmo o não uso do cinto pelos passageiros no banco traseiro dos carros.

Durante os debates, a gerente também destacou a impunidade dos crimes de trânsito no Brasil.