SEST SENAT forma turma-piloto do Motorista Série A em Minas Gerais
No sábado, dia 22 de julho, o SEST SENAT realizou a cerimônia de formatura da 1ª turma piloto do projeto “Motorista Série A”, na unidade operacional de Contagem-MG. Motoristas participantes, gestores das empresas e familiares reuniram-se para uma celebração e premiação pelo desempenho dos profissionais ao longo do projeto.
O “Motorista Série A" foi criado com a finalidade de reconhecer e valorizar os motoristas profissionais do Brasil a partir de um projeto encaminhado pelo presidente da FETCEMG, Sérgio Pedrosa, e pelo presidente de honra do SETCEMG, Gladstone Lobato, à direção do SEST SENAT em Brasília (DF).
O objetivo era desenvolver e disponibilizar ao mercado um programa integrado para motoristas profissionais que atendesse às expectativas de transportadores e embarcadores, derivada da conscientização dos cuidados e necessidades para segurança e produtividade.
A partir desse programa e da certificação, o motorista obtém um reconhecimento do mercado como padrão de comportamento de excelência em segurança, redução de riscos e produtividade no transporte, contribuindo para a ressignificação da imagem do motorista profissional como um profissional de relevância e valor agregado para economia e segurança social.
Após muitas conversas, a diretora-executiva do SEST SENAT, Nicole Goulart, apresentou o projeto formatado e convidou as empresas TransAvante e Transpedrosa para formarem a turma-piloto do projeto que pretende ser realizado em escala nacional e para as mais diversas operações.
Mapeamento de competências e medição de indicadores
A partir da definição do escopo, as empresas escolheram seus motoristas classificados como “Motorista Classe A” por meio de um mapeamento de competências e entrevistas com gestores, clientes, assessores de SSMA e até mesmo representantes de suas famílias. “A família dos motoristas foi envolvida, pois a saúde fisiológica e psicológica do trabalhador seria relevante nesse processo de desenvolvimento profissional”, destaca Gladstone Lobato.
Foram trabalhados e mensurados em diversos eventos de desenvolvimento aspectos como postura, comunicação interpessoal e conhecimento do negócio. “O programa foi um sucesso. Escolhemos a dedo nossos melhores motoristas e tivemos como resultado a integração total dos motoristas, que puderam aprender e também dar sua contribuição. Vimos que foi um upgrade na carreira e agora o programa poderá ser multiplicado dentro das empresas e também para o setor de cargas e de passageiros”, afirma Gladstone Lobato.
“Fico lisonjeado de ter participado e contribuído para essa iniciativa. É preciso que todo o setor veja o seu motorista como um colaborador diferenciado, o cartão-de visitas da sua empresa e que tem grandes poderes em suas mãos. A responsabilidade desses profissionais é grande e merece ser reconhecida. Espero que o projeto cresça e ganhe o mercado”, finaliza.