SEST SENAT é reconhecido por compromisso contra a exploração sexual de crianças e adolescentes
O SEST SENAT promove e investe em diversas ações para conscientizar e sensibilizar os trabalhadores do transporte e a comunidade em geral sobre como defender crianças e adolescentes da violência sexual. Devido a essa atuação, a instituição foi uma das homenageadas durante o 17º Encontro Anual Na Mão Certa, realizado pelo Programa Na Mão Certa, iniciativa da Childhood Brasil. O evento ocorreu em 7 de novembro, no teatro da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), e reuniu mais de 400 pessoas. A FETCEMG também é signatária do Na Mão Certa. As analistas Raissa Osorio e Helen Oliveira, da Gerência de Promoção Social, representaram o SEST SENAT na cerimônia.
Por meio do programa Proteção, realizado desde 2012 nas unidades operacionais do SEST SENAT, são desenvolvidas ações de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Em 2017, o SEST SENAT iniciou a parceria com a Childhood, que engrandeceu essa rede e a disseminou pelo país.
Em 2018, o SEST SENAT aderiu ao Pacto Empresarial contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras, que é a base do programa Na Mão Certa. O objetivo do pacto é orientar as empresas e as entidades empresariais sobre a importância da união de esforços para combater o problema.
Lais Peretto, diretora Executiva da Childhood Brasil, destacou a atuação das empresas que participam do Programa Na Mão Certa por “liberalidade, voluntariedade, empatia e responsabilidade social”. E reforçou a importância de uma política pública para ampliar a atuação empresarial para proteger crianças e adolescentes, alinhada à agenda ESG (boas práticas ambientais, sociais e em governança) e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
O Encontro Anual também teve dois momentos de celebração. Primeiro, foram anunciados os nomes das empresas que participaram do Circuito de Cinema Na Mão Certa e venceram o Prêmio de Destaque 2023, em três categorias: Viterra Brasil (Embarcador), VLI Logística (Modal Transportador) e Triunfo Transbrasiliana (Serviços). Posteriormente, o jornalista Pedro Trucão conduziu uma roda de conversa com José Henrique Bortoluci, autor do livro “O que é meu”, homenagem a seu pai, José Bortoluci, caminhoneiro por mais de 50 anos. Representando as empresas Bravo - Serviços Logísticos, Itaobi Transportes, Confins Transportes Ltda e Ademir Transportes, três caminhoneiros e uma caminhoneira comentaram trechos do livro, contando suas histórias. Ao final, todos os motoristas foram homenageados.
Projeto Proteção do SEST SENAT recebe Selo SESI ODS 2023 por atuação no Paraná
O empenho da unidade operacional de Ponta Grossa (PR) com o programa Proteção foi reconhecido com o Selo Sesi ODS 2023, do Sesi Paraná. A homenagem é atribuída a organizações que se destacam pelo comprometimento com o desenvolvimento sustentável. A solenidade ocorreu durante o Congresso Sesi ODS 2023, em Curitiba (PR), em 19 de outubro. A ideia é disseminar informações sobre sustentabilidade e oportunizar a troca de experiências entre empresas e organizações da sociedade civil.
Estipulados pela ONU (Organização das Nações Unidas) os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são metas globais voltadas para o avanço em questões diversas, como o combate à fome, o fomento à educação de qualidade e a busca por equidade entre gêneros.
O selo foi atribuído a iniciativas que alcançaram nota superior a 7,00, na avaliação da comissão julgadora. Os primeiros colocados de cada categoria (social, ambiental, governança e inovação para sustentabilidade) receberam o troféu e certificado de reconhecimento.
O SEST SENAT foi representado no evento pelas psicólogas Clara Livia Manosso Viecheneski e Emanuelle Minella Rodrigues, da unidade de Ponta Grossa (PR). Durante o Congresso, as duas puderam apresentar o Proteção em uma mostra de projetos. “Essa experiência nos permitiu voltar para a unidade com muitos relatos e muitas ideias do que pode dar certo em nossa realidade. Foi enriquecedor poder conhecer tantos projetos e tantas ações capazes de mudar o mundo, como se propunha o evento”, relataram as psicólogas.
Como o Proteção atua
Por meio do Proteção, o SEST SENAT desenvolve iniciativas que fortalecem e ampliam as ações de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes:
- campanhas socioeducativas para chamar a atenção quanto à importância do tema;
- capacitação de psicólogos para atuarem como multiplicadores das ações de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes;
- produção e distribuição de materiais sobre como identificar casos de violência e abuso;
- incentivo à realização de denúncias;
- realização de palestras e rodas de conversas.
Dessa maneira, é possível formar uma rede de cuidados que esteja presente em todo o Brasil e que engaje os setores público e privado, estimulando empresas e entidades a assumirem, publicamente, seu compromisso com a causa, proporcionando um maior alcance às ações.
Como ajudar?
A sociedade tem o dever de enfrentar o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Para ajudar, é preciso manter o olhar atento e utilizar os canais de denúncias:
- Disque 100 ou pelo WhatsApp (61) 9 9656-5008.
- Aplicativo Direitos Humanos BR.
- Em rodovias federais, a denúncia pode ser feita pelo 191.
Agência CNT