Sest Senat de Teófilo Otoni realiza curso para membros de comunidade Quilombola de Leme do Prado


A cidade de Leme do Prado, distante cerca de 500 km de Belo Horizonte, foi contemplada com o curso de Operador de Retroescavadeira, oferecido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Com pouco mais de 4,8 mil habitantes, o município faz parte do Vale do Jequitinhonha, considerada uma das regiões com maior índice de pobreza no país e carente de oportunidades de trabalho.

A turma foi composta por vinte participantes, entre jovens de baixa renda e desempregados. O prefeito da cidade, Irineu Gomes, acompanhou de perto algumas etapas das aulas práticas do treinamento, vislumbrando o bom desempenho dos alunos para futuras contratações em caso de demanda do município por operadores de máquinas. Segundo o prefeito, o curso é de grande importância, uma vez que a região possui uma considerável demanda por esse tipo de profissional, como a cidade vizinha Turmalina, onde estão instaladas várias empresas de produtos cerâmicos.

Um dos fatos interessantes na realização do evento foi a participação de membros da comunidade quilombola “Porto Coris”, agraciada com quatro vagas no curso. O destaque da turma foi Maria de Lourdes Borges de Souza (foto), uma das líderes da comunidade e a única mulher entre os alunos.

O diretor da unidade, Wandel de Paula, destacou que várias pessoas terão suas vidas modificadas positivamente nas regiões do Vale do Mucuri e Jequitinhonha, em face do aprendizado adquirido por meio das turmas remotas.