Sest Senat comemora o Outubro Rosa pelo Estado
O mês de outubro é marcado por diversas ações em prol da saúde da mulher. Por meio da campanha Outubro Rosa, diversas entidades entraram na luta contra o câncer de mama, um dos que mais matam mulheres em todo o mundo.
As unidades do Sest Senat espalhadas pelo estado participaram da campanha e desenvolveram várias atividades para conscientizar as mulheres sobre a importância de realizar regularmente os exames. O melhor remédio ainda é a prevenção, mas se diagnosticado em estágio inicial, a doença tem 95% de cura.
Em Uberlândia, estão sendo realizadas palestras sobre o tema durante todo o mês, com orientação sobre a importância dos cuidados com a saúde.
Em Juatuba, além da decoração da unidade, estão sendo distribuídos materiais informativos sobre o tema.
Em Contagem, os colaboradores da unidade receberam um laço cor de rosa, que é usado como parte do uniforme. Em parceria com a prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Saúde, foi realizado o “Sábado Rosa”, com a palestra “Basta de Violência Contra as Mulheres – Uma questão de Atitude”, que tratou dos direitos da mulher, da violência doméstica e da Lei Maria da Penha. Orientações sobre o autoexame da mama, agendamento de preventivo (colo do útero) e mamografia, direcionando para os centros de saúde de Contagem, bem como outros serviços de saúde pública, oficinas de artesanato, apresentações de teatro e dança e ginástica foram algumas das atividades e serviços oferecidos no evento.
Em Araxá, foi oferecida uma oficina de artesanato de marmorização em vidro em tons rosa, distribuição de folders e orientação da importância do autoexame.
Três Pontas forneceu informações a todos os usuários de Sest Senat. Aconteceu ainda na unidade a exibição de um vídeo sobre o tema durante a formatura do Curso de Empreendedorismo.
Em Patos de Minas aconteceu o café de lançamento do programa “Patos veste Rosa”, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal e Unipam. O evento contou com palestras e orientações sobre o tema para os alunos jovens aprendizes e do curso Transporte de Passageiros. A comemoração teve ainda distribuição de material sobre o tema, Cine Cidadania e Chá Rosa, com a exibição do filme "A culpa é das estrelas", exame de toque da mama e orientações, auriculoterapia e caminhada de sensibilização mostrando para a sociedade a luta de combate ao câncer de mama, além de alongamento dirigido e aula de zumba.
Divinópolis comemorou com uma campanha de conscientização à prevenção e cuidados com a saúde mamária. Na ocasião, as mulheres receberem tratamento de beleza como corte de cabelo, maquiagem e designer de sobrancelhas e brindes, além de aprenderem um pouco mais sobre a importância de diagnosticar o câncer de mama precocemente, destacando que se elas identificarem qualquer alteração na mama é necessário procurar um médico.
Cine Cidadania e Chá Rosa