Sest Senat comemora o Dia do Idoso
No dia 1º de outubro foi comemorado o Dia Nacional do Idoso. A data foi estabelecida em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a respeito da situação do idoso no país, seus direitos e dificuldades. E para celebrar a data e resgatar o respeito com os idosos, as unidades do Sest Senat de todo o país desenvolveram diversas ações.
Em Uberlândia, foi realizada uma caminhada da Praça Tubal Vilela até a Praça Clarimundo Carneiro que reuniu quase 900 idosos. O evento contou com a parceria da prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social. Ao final da caminhada, todos os participantes puderam fazer alongamento e tomar um delicioso café da manhã. Ainda como parte da programação, no dia 03, por meio de seus formandos do Curso de Cabeleireiros do PRONATEC, o Sest Senat disponibilizou corte de cabelos a todos os idosos que freqüentam diariamente a unidade do CEAI Luizote.
Na cidade de Governador Valadares, foi realizado, com a turma do Projeto Jovem Aprendiz, uma visita ao Lar dos Velhinhos. A unidade arrecadou vários objetos de higiene pessoal para doação e os alunos levaram presentes para os internos. O Lar dos velhinhos abriga cerca de 40 internos entre homens e mulheres. Os alunos do Jovem Aprendiz levaram violão, maquiagem e esmalte de unha para uma tarde de beleza.
Em Três Pontas, a unidade comemorou a data com uma visita à Vila Vicentina de Três Pontas, com o objetivo de proporcionar a eles atendimentos de saúde. Fisioterapeutas, psicólogo, odontólogos e instrutores fizeram um mutirão de atendimento, lazer e atenção aos idosos da Instituição. Durante todo o tempo os idosos ainda participaram de apresentação musical e lanche comunitário.
Em parceria com o Conselho de Segurança Pública (Consep) e outras instituições como Sesc, Uniaraxá, CREAS, CRAS Francisco Duarte (Urciano Lemos), Recanto do idoso, Lar Ebenezer, e Viação Vera Cruz, a unidade do Sest Senat de Araxá realizou, de 6 a 10 de outubro, uma programação diversificada na “Semana do Idoso”.
A programação começou com a atividade de integração dos grupos por meio da dança circular (Laranja com laranja, de Edinho Paraguaçu), jogos de tabuleiro, dominós, damas, xadrez e cartas, bingo animado com muitos prêmios, sorteios, hidroginástica e muita dança, com os ritmos forró, bolero e chá-chá-chá. Complementando a acolhida, também foi oferecido um lanche doado pelo Grupo Amor Perfeito.