Seminário Itinerante da ComJovem reúne empresários do TRC em Belo Horizonte
Lei do Descanso do Motorista (12.619/12) e cálculo do frete foram alguns dos temas apresentados
Com o objetivo de reunir jovens empresários e executivos do setor para promover o aprendizado e o conhecimento sobre os principais temas relacionados ao transporte rodoviário de carga (TRC), a Comissão de Jovens Empresários e Executivos da NTC & Logística (ComJovem), realiza por todas as regiões do país o Seminário Itinerante ComJovem.
No dia 18 de julho, quinta-feira, foi a vez de Belo Horizonte receber sua edição do encontro. O evento contou com a participação de aproximadamente 100 empresários, entre transportadores, operadores logísticos e embarcadores, que se reuniram no hotel Ouro Minas para uma ampla discussão sobre a atualidade do setor e ainda sobre soluções inovadoras, cálculo de frete, redução de custos e aumento da produtividade. O evento teve apoio do Sindicato e da Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Setcemg e Fetcemg).
De acordo com o coordenador da ComJovem Regional de Belo Horizonte, Luiz Lopes, o evento foi uma oportunidade de divulgar os trabalhos da ComJovem no estado e de fazer um convite para que mais empresários participem da comissão. Ele ainda reforçou que o público foi um dos maiores já vistos em todas as edições do seminário. “Esse é um dos principais encontros do segmento do transporte, mas ainda não tomou em Minas Gerais a atenção que merece. Acredito que a participação expressiva que verificamos no evento fortaleça ainda mais o nosso núcleo regional”, comentou.
Compartilhamento de experiências
Com o tema “Aplicação da Lei 12.619/12”, o seminário foi composto por apresentações especializadas sobre a nova legislação e sua interferência no mercado.
A primeira apresentação do dia foi a palestra “Noções Básicas de Cálculo de Frete”, do coordenador de Economia da NTC & Logística, José Luiz Pereira, que apresentou, de forma simplificada, o que é o grande desafio para os empresários hoje: combinar o preço que o mercado quer pagar com os custos envolvidos na operação.
Na sequencia aconteceu o painel “Clube de Negócios”, com apresentações especializadas correlacionadas aos impactos da Lei do Descanso do Motorista na realidade do segmento do transporte. Os temas apresentados foram: “Inovações da Gestão Moderna no Transporte. Integração de Tecnologia e Pessoas” (Valter Silva, BgmRodotec); “Rediscutindo a Renovação de Frota” (Glauco Juliato, MAN Latin America); “Produção e Comercialização de Actioil” (Rosana Vilela, Petrobras); “Drive Innovation – Desenvolvendo o Transporte Inteligente” (Luiz Trincha, Pirelli); e “Gestão das Operações de Transporte com Redução de Custos Operacionais, Aumento da Produtividade e Lucratividade” (Ronaldo Oliveira, SASCAR).
Mas o conhecimento sobre a Lei 12.619/12, ou Lei do Descanso do Motorista Profissional, foi o destaque do evento, com a apresentação do assessor jurídico da NTC & Logística, Narciso Figueiroa, no painel “Aplicação da Lei 12.619/12”. Figueiroa apresentou um histórico da lei e seus desdobramentos, como a criação da comissão especial na Câmara dos Deputados (CEMOTOR) que visa modificá-la. O tempo de espera, as longas jornadas e a fiscalização foram algumas das questões comentadas pelo assessor.
“A Federação e o Sindicato têm como princípio trabalhar a valorização da categoria e o desenvolvimento da atividade, mas também a segurança dos trabalhadores. Vimos nas discussões que os temas são muito oportunos a todos os empresários e que a lei não aumentou os custos, mas deu transparência aos custos do transportador”, comentou o presidente da Fetcemg, Vander Costa.
[nggallery id=21] [divider top="0"]