Seminário debateu a gestão de riscos ambientais


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em parceria com a Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos (CE P2R2Minas) realizou, nos dias 25 e 26 de outubro (quarta e quinta-feira), o Seminário de Emergência Ambiental edição 2017. O evento aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte.

Neste ano, o tema central do encontro foi “A Gestão de Riscos Ambientais nas Atividades Sociotécnicas”. O objetivo foi promover a troca de experiências com os diversos segmentos relacionados às atividades de produção, armazenamento, manuseio e transporte de produtos perigosos e de extração mineral. “Os temas tratados são relacionados às ações de prevenção e resposta aos acidentes ambientais de origem tecnológica, bem como a gestão dos riscos a eles associados, de forma a garantir a prevenção e melhor controle das atividades dos setores produtivos e de serviços, evitando-se assim os reflexos negativos na sociedade, decorrentes do mau uso desta tecnologia”, afirmou a diretora de Prevenção e Emergência Ambiental da Semad, Wanderlene Nacif.

Nos dois dias de seminário o público participou de quatro painéis, que trataram dos seguintes assuntos: A Gestão de Riscos Ambientais: Lições aprendidas a partir do setor de mineração; Investigação de Acidentes Ambientais; Plano de Ação de emergência: no papel e na prática – reduzindo riscos, protegendo pessoas; e o Programa de Gerenciamento de Risco em Rodovias: experiências no estado de Minas Gerais.

O setor de transporte teve destaque na programação do segundo dia de debates. No painel “Plano de Ação de emergência: no papel e na prática – reduzindo riscos, protegendo pessoas”, o assessor jurídico-ambiental do Setcemg e da Fetcemg, Walter Cerqueira, falou sobre a responsabilidade civil e criminal em acidentes ambientais, e, logo após, foram apresentadas as experiências na Transpedrosa, Samarco Mineração e BH Airport (Aeroporto de Confins). O painel foi encerrado com a apresentação sobre Sistemas de Gestão Ambiental – ISSO 14001 e um debate mediado por Walter Cerqueira.

 

Experiência na Transpedrosa

A Transpedrosa, empresa associada ao Setcemg, foi representada pelo Gestor de Saúde Segurança e Meio Ambiente, Carlos Eduardo Agenor, que falou sobre o plano de emergência da empresa. “A segurança não deve ser pensada somente no momento de um acidente, mas sim, deve ser praticada diariamente”, destacou.

Agenor abordou a importância de investir em treinamentos, os principais tópicos de um pronto-atendimento eficaz, as diferenças entre atendimento realizado por equipe interna ou contratada, e os aspectos que devem conter no plano, como treinamento de brigada, preparação para o atendimento, comunicação com órgãos competentes, dentre outros. “Um plano de emergência deve ser formatado por uma equipe multidisciplinar, que vá respaldar a empresa no caso de um acidente. Um acidente pode custar milhões e acabar com uma empresa”, finalizou.  

 

Com informações da Semad