Projeto Carga Segura já está em fase de implantação


No final de junho de 2016, a Segunda Região da Polícia Militar de Minas Gerais (2ª RPM), criou o Projeto Carga Segura, que é resultado de intensas discussões da corporação com os integrantes do Grupo Técnico de Trabalho de Segurança Logística do Setcemg, para enfrentar e combater o roubo de cargas em Belo Horizonte e Região Metropolitana, que aumentou nos últimos anos.

O projeto tem como objetivo o combate ao roubo de cargas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, envolvendo as empresas transportadoras e alertando-as para a prevenção do crime por meio da criação e manutenção de uma rede de contato entre elas e as polícias. Foi criada uma rede virtual de carga segura com ferramentas de mensagens, como o Whatsapp, visando a constante troca de informações pelos integrantes e sugestões de combate ao crime de roubo de cargas.

 

O Carga Segura já está em implantação e, neste momento, está na fase de apresentação do projeto para as transportadoras, visando a adesão das mesmas ao projeto. Já foram visitadas empresas das regiões do Riacho e do Ceasa, em Contagem, e empresas de Betim.

 

“Para que o objetivo seja alcançado, ou seja, o combate ao roubo de cargas, e que o projeto ganhe força e tenha continuidade é importante que todos se unam, mesmo quem não sofre com este tipo de crime”, explica o assessor de segurança patrimonial da Fetcemg e coordenador do GT de Segurança do Setcemg, Ivanildo Santos.

 

Uma das empresas de transporte que já aderiu ao projeto é a Braspress. Segundo o gerente da regional de Minas Gerais, Marcello Figueiredo, o projeto proporciona uma aproximação das polícias e reforça o combate ao roubo de cargas. “A Braspress é um empresa que apoia todas as ações que contribuem para melhorar o funcionamento do nosso setor; entendemos que o ganho é de todos e para todos”, afirma. “Ações discutidas e implementadas no GT de Segurança vêm amenizando e reduzindo o roubo de cargas. O projeto Carga Segura, por exemplo, tem proporcionado resultados efetivos diariamente. Agora temos um contato muito próximo e restrito a um grupo de gestores que oferecem, em tempo real, todas as informações das ocorrências, para que as polícias atuem cada uma na sua área e se complementando nas suas alçadas”, completa.

 

O gerente ainda reforça a importância do Setcemg, por meio do GT de Segurança, na criação do projeto. “A efetividade e perpetuidade do projeto Carga Segura surgiu, primeiramente, com o trabalho do GT Segurança, que vem se dedicando e apoiando todos nós, transportadores, com trocas de experiências, informações online, integração entre as polícias, palestras e apoio diário nas ocorrências. É importante ressaltar também o elo de ligação entre transportadores e polícias, por meio dos consultores do Setcemg, Luciano Medrado e Ivanildo Santos. Após anos, buscando melhorar a participação dos transportadores no GT de Segurança e com o aumento significativo do roubo de cargas, dado o momento econômico brasileiro, tomamos efetivamente a musculatura necessária para sermos efetivos na questão de segurança”, destaca.

 

 

“Além do Carga Segura, temos a oportunidade de acompanhar palestras nas empresas para colaboradores e gestores, a fim de orientar, alertar conscientizar e trocar experiências com as polícias. As blitzes que ocorrem nas vias de maior acesso das transportadoras, nos horários de pico de saída e chegada da frota e nossas equipes, além do contato com as polícias são muito importantes para o projeto”, continua.

 

Marcello faz o convite a todos os transportadores a fazerem parte do GT e do projeto. “Convoco a todos os transportadores que ainda não conhecem o projeto a conhecerem e participarem mais desse GT de Segurança e assim melhorar as informações do roubo de carga, para que as polícias possam agir com mais efetividade”, finaliza.

 

Se você ainda não conhece o projeto e deseja fazer parte, entre em contato com o setor de segurança patrimonial da Fetcemg e do Setcemg pelo e-mail segurancapatrimonial@fetcemg.org.br.