Programa Despoluir fecha o ano com 37% a mais de testes
O Despoluir - Programa Ambiental do Transporte - segue batendo metas e contribuindo para a preservação do meio ambiente. Isso porque, em 2015, mais de 600 empresas foram atendidas pelo programa em Minas Gerais, somando 12.457 aferições, 37% a mais que o ano anterior. Com as aferições e orientações dadas pelos técnicos, foram aprovados 82,20% dos caminhões que tiveram o índice de emissão de fumaça preta avaliado pelo programa.
O aumento do número das aferições demonstram a preocupação cada vez maior das empresas com o meio ambiente, o que destaca a relevância do programa como uma importante ferramenta para promover o engajamento de transportadores, caminhoneiros autônomos, taxistas e sociedade em ações de conservação do meio ambiente e redução das emissões de poluentes na atividade transportadora.
Para a coordenadora do programa em Minas Gerais, Marta Gusmão de Morais, o Despoluir é muito importante para as transportadoras, pois fornece ferramentas para que o setor seja reconhecido também devido à sua preocupação com o meio ambiente. Ela refoçou aos transportadores que participam do programa o sucesso dessa mudança de paradigmas. “Queremos que o Transporte Rodoviário de Cargas seja cada vez mais reconhecido como um setor que transporta riquezas com responsabilidade e rentabilidade, de forma sustentável. Isso é possível graças a essa parceria que mantemos com vocês”, afirmou.
Outra ações
Com objetivo de homenagear as empresas que participam do programa Despoluir e, constantemente, fazem a aferição de sua frota, a Fetcemg, gestora do programa em Minas Gerais, realiza o Prêmio Melhor Ar. Em 2015 foi realizada a 6ª edição desse prêmio, com objetivo de homenagear as empresas de transportes de carga que têm a emissão dos gases e fumaça de seus veículos monitoradas e se preocupam com a melhoria da qualidade do ar e com o uso racional do combustível. Nesse ano, além da categoria “MAIOR NÚMERO DE TESTES”, também teve a categoria “MÉRITO AMBIENTAL”.
Também em 2015, a Fetcemg realizou um evento em comemoração aos 8 anos do Despoluir, visando chamar a atenção dos empresários sobre a importância da eficiência energética e a condução econômica como forma de economizar gastos e, ainda, contribuir para um meio ambiente mais limpo. O evento teve apoio da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Sest Senat e Operação Oxigênio, da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.
A comemoração teve início com uma blitz educativa do Despoluir, realizada em parceria com a Operação Oxigênio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Os caminhões passaram por aferições e receberam o Selo Verde do Despoluir quando o índice de fumaça preta emitida pelos veículos estava dentro da média estipulada.
Na sequência, os mais de 100 presentes assistiram às palestras sobre “Condução Econômica”, ministrada pelo instrutor do Sest Senat de Juiz de Fora, Moisés Gabriel, e “Eficiência Energética no TRC”, onde o coordenador de Projetos Especiais da CNT, Vinícius Ladeira, apresentou os resultados da Sondagem CNT de Eficiência Energética no Transporte Rodoviário de Cargas.
O evento ganhou a mídia em Belo Horizonte. Ouça aqui a entrevista da coordenadora Marta Gusmão de Morais à Rádio Itatiaia.
SOBRE O PROGRAMA
Com um mercado cada vez mais globalizado e competitivo, a responsabilidade socioambiental tornou-se instrumento fundamental para qualquer tipo de negócio. Foi com essa visão que a CNT e o Sest Senat criaram, em 2007, o Despoluir – Programa Ambiental do Transporte. Destinado a promover o engajamento de transportadores, caminhoneiros autônomos, taxistas e sociedade em ações de conservação do meio ambiente, como forma de colaborar para a construção de um modelo sustentável de desenvolvimento.
Desde sua implantação, o Despoluir incentiva a incorporação de novas ações no setor, que passou a assumir sua parcela de responsabilidade na propagação de um mundo ambientalmente equilibrado. Além dos benefícios diretos para o meio ambiente e à qualidade de vida da população, as ações de conscientização dos agentes envolvidos têm como consequência a redução de custos, o aumento da eficiência operacional de empresas e caminhoneiros autônomos e a melhoria do relacionamento com órgãos fiscalizadores.
As aferições são feitas com base em normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que verifica se a opacidade da fumaça emitida está de acordo com padrões estabelecidos. Em caso positivo, é emitido um selo do Despoluir, atestando a regularidade. Do contrário, as equipes indicam a manutenção necessária para a correção do problema e o veículo é posteriormente reavaliado.
Mais informações sobre o Despoluir em Minas Gerais podem ser obtidas no site da Fetcemg ou pelo telefone (31) 3490-0330