Produção industrial cai e transportadoras sentem os reflexos
Nesta sexta-feira (28) a TV Globo veiculou reportagem que destaca as alternativas da indústria automotiva para sobreviver à atual crise econômica.
Com a venda de caminhões em queda no Brasil, as montadoras estão de olho no mercado externo. Mas a matéria destaca que “a indústria vai mal e leva para o buraco as transportadoras de cargas”.
O empresário Ulisses Cruz, que também é diretor do Setcemg, mostrou uma situação que traduz a realidade de muitos transportadores. Segundo ele, neste ano, nada de renovar ou expandir a frota. Pelo contrário, os empresários estão vendendo caminhões e sendo obrigados a dispensar mão de obra. “Sem a retomada do crescimento não há como segurar por mais tempo a venda de outros caminhões porque há necessidade de refazer caixa. Recorrer a empréstimos com os juros na altura que estão hoje é quase que um suicídio para as empresas”, afirmou.
As vendas de caminhões despencaram 43% em relação ao mesmo período de 2014. O que tem salvado as montadoras são as exportações, que aumentaram 12% em relação ao ano passado. Veja a reportagem completa aqui.